Trending

Curitiba | Passeios

Curitiba é uma cidade cheia de atrativos. Possui muitos parques, museus, memoriais e teatros. De forma inteligente eles criaram uma Linha de Turismo, naqueles ônibus estilo jardineira de 2 andares que a gente vê por aí mundo afora, onde é possível fazer um percurso de 45km e contemplar os diversos pontos turísticos e históricos da cidade. Ao todo são 24 paradas, mas o passeio funciona da seguinte forma: O ticket custa R$ 45,00 (atualizado em 2018) por pessoa e dá direito a 4 reembarques. Ou seja, dá para escolher 4 pontos para descer e passar quanto tempo quiser por lá. Os ônibus partem de 30 em 30 minutos da Praça Tiradentes das 9:00 às 17:30 de terça a domingo, mas é possível iniciar o passeio em qualquer um dos pontos fixos.

O belíssimo prédio do Teatro Paiol


O nosso roteiro foi o seguinte: Pegamos o ônibus no ponto da Rua 24 horas e seguimos direto para o Jardim Botânico onde fizemos a nossa primeira descida (e onde basicamente todo mundo desce). O lugar é enorme, cheio de verde e de uma paz incrível. Não precisa ter pressa ao passar por lá, pois tem bastante coisa pra ver. Óbvio que se você não gosta de "verde" não precisa nem descer do ônibus, pois é só o que tem. Mas nada melhor do que começar uma manhã gostosa de sábado num parque tão bonito.

A famosa estufa de vidro do Jardim Botânico
Caminho de bambu no Jardim Botânico

Cachoeira no interior da estufa de vidro

Dentro do parque ainda encontramos o Jardim das Sensações, que é um trecho de 200m onde podemos tocar, ver e sentir o cheiro dos mais diversos tipos de plantas, sementes e frutos. As crianças que estavam por lá pareciam gostar e achar tudo muito interessante.

Contato com a natureza no Jardim Botânico
Jardim das Sensações no Jardim Botânico
Pássaro exibido que chegou junto para sair na foto

O próximo ponto do roteiro foi o Memorial Árabe, mas nem descemos. Do ônibus mesmo deu para dar uma conferida, pois dali fomos ao Museu Oscar Niemeyer (que merece um post à parte). 



Memorial Árabe
Detalhe do Memorial Árabe

O sensacional Museu Oscar Niemeyer

Após a visita ao museu, tomamos o ônibus novamente e seguimos direto para a curiosa Ópera de Arame. No local funcionada uma pedreira e a mata nativa foi preservada. É sem dúvida um lugar especial para assistir a um show ou concerto. Pelas redondezas tem várias lojinhas de souvenirs, mas não aconselho a comprar por lá, pois os preços são nas alturas. Num próximo post indicarei o lugar certo para comprar várias lembrancinhas!

Ópera de Arame

Interior da Ópera de Arame
Detalhe do teto da Ópera de Arame

Por fim, partimos da Ópera de Arame rumo ao tradicional bairro de Santa Felicidade para um bom almoço e uma paradinha para um Gelato Italiano pra dar uma amenizada no calor (fica a dica para quem for visitar Curitiba no verão levar o protetor solar e chapéu, pois o sol e o calor por lá não estão de brincadeira). No caminho ainda cruzamos com a bela entrada do Memorial Ucraniano. E só aumentou a nossa vontade de voltar para ver os inúmeros pontos que não vimos. 


Memorial Ucraniano

O passeio da Linha de Turismo vale muito a pena para quem vai com os dias contados como nós fomos. Também vale para quem não quer  correria para fincar a bandeira em todos os pontos turísticos, que viaja com calma e volta pra casa com um gostinho de quero mais.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

13 Comentários

  1. Essa cidade é mesmo cheia de cantos lindos né! continua, to acompanhando!!

    (posso falar? achei meio chata essa historia de so poder descer em 4 lugares, aqui na Europa vc desce onde e quando quiser...)

    bjo!

    ResponderExcluir
  2. É belíssima, Mi. Arrisco dizer que está entre as mais bonitas do Brasil. CHEIA de história. Também não achei legal essa limitação de descidas, mas nunca tinha visto o serviço aqui no Brasil e já fiquei animada só por ter. Acho que devagarzinho a gente consegue mais, logo logo!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica pra quem está com pouco tempo pra conhecer a cidade! POde não ser perfeito, ainda, mas é uma boa opção.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, o negócio é não deixar de ir porque não tem tempo! Para tudo tem jeito, né? :*

    ResponderExcluir
  5. Que delíciaaaa!
    Sempre quis conhecer Curitiba! Quem sabe um dia... rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Foi uma delícia mesmo Nanda. Vale a pena conhecer Curitiba!
    :*

    ResponderExcluir
  7. Essa jardineira com as 4 descidas já existe há pelo menos uns 8 anos na cidade... Faz uns 2 eles colocaram onibus novos com o Deck superior aberto e por causa disso o preço subiu bem.. Lembro que a primeira e única vez que fiz esse passeio de jardineira paguei 6 Reais.. Mas isso foi antes de eu entrar na faculdade..

    O meu campus da UFPR ficava ao lado do Jardim Botânico.. Tá vendo aquele predio azul e roxo atras da estufa na 2 foto.. Então ali fica o prédio que o Mau estudou.. O meu está um pouco mais para baixo e não aparece na foto.. Eu passava todo dia por trás desta estufa quando ia para a aula... Infelizmente o capão de floresta nativa que fica atrás da estufa teve que ser cercado por conta da degradação que os visitantes estavam ocasionando, mas principalmente pelos casos de usuários de drogas...

    Bjs

    Ps: Se estivesse morando em Ctba ainda teria o maior prazer de levar voces para passear pela cidade..

    ResponderExcluir
  8. Nossa, certamente nós iríamos adorar a presença de um guia completo da cidade do nosso lado, Oscar! Achei o máximo essa ideia da jardineira, porque realmente a gente só vê esse tipo de passeio fora do país. Infelizmente, os problemas que temos no nosso país não permitem que tudo seja 100%, mas mesmo assim nós adoramos Curitiba. É de longe uma das cidades do Brasil mais civilizadas que conheci.

    Sorte sua que morou por lá!

    :*

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro o Passeio com "A Jardineira". Já fiz algumas vezes. E sempre me encanto... adoro chegar em cada ponto turístico, curtir sua história, e cada vez que vou desço em lugares diferentes. Ainda não vi tudo! Mas também... fazem só cinco anos que moro aqui! Ficou lindo seu post.

    ResponderExcluir
  10. Adorei Curitiba, os passeios, tudo, Beta. Foi um fim de semana muito proveitoso. Rapidinho, mas excelente.
    Fico feliz que você tenha gostado! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço Ctba, realmente uma linda cidade, quero voltar mais vezes...Sempre há algo que falta conhecer, rsrs

      Excluir
  11. Eu sou morador de Curitiba há 19 anos, amo essa cidade e cada vez mais me orgulho dela, pela preservação das matas, da natureza e preservação dos Parques.
    Admiro fotos tiradas por pessoas como você, e me agracio mais ainda dessa cidade.
    Curitiba é a cidade do País que mais tem vegetação m²/habitante, sendo que possui hoje mais de 77 milhões de metros quadrados de vegetação nativa de porte arbóreo, entre bosques públicos e em áreas particulares.
    O Parque Barigui, com 1,4 milhão de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais freqüentado.
    Abraços e se precisar de mais informação sobre a cidade, estou a inteira disposição.

    ResponderExcluir
  12. Olá João Carlos, fico feliz em saber que as minhas fotos te agradaram. Adorei conhecer Curitiba e não vejo a hora de voltar e desvendar ainda mais dessa cidade encantadora.

    Obrigada pela visita e atenção.

    :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem