Berlim - karneval der kulturen

Atualizado em: 08/09/2016

Domingo saímos para dar uma volta e quando chegamos estação de u-bahn Hallesches Tor vimos várias pessoas descendo. A quantidade de gente era impressionante, por isso, resolvemos descer e seguir o fluxo. Para nossa surpresa nos deparamos com uma espécie de feira de comidas e artesanatos típicos de vários locais do mundo, além de muita, muita gente de todas as partes.

 Era possível tomar caipirinha (feita com pitú, by the way), mojito, pisco e mais uma infinidade de bebidas "exóticas". Para petiscar mais um grande leque de opções se abria: empanadas, espetinhos, comidas indiana, marroquina, alemã, grega, árabe... uma loucura. 

Depois de passar por essa imensa praça de alimentação a céu aberto, continuamos seguindo o fluxo para cair em um outro lugar, mas que também fazia parte da festa. Havíamos chegado no lugar onde aconteceria o desfile (?) do Karneval der Kulturen



            

Ao longe já dava para ouvir o som do mini trio elétrico que se aproximava. Mein Gott - Em cima do trio uma baiana, devidamente caracterizada, convidando todo mundo (everybody together / alles zusammen) para cantar junto. Me senti no pelô. Juro! Junto com cada grupo que passava na nossa frente, nós éramos transportados para uma cultura totalmente diferente. 

África, Ásia e América Latina, todos tiveram a oportunidade de mostrar sua diversidade cultural em plena Berlim. A participação e receptividade do povo alemão era incontestável, em cada grupo havia pelo menos 1 alemão que sabia dançar / tocar um instrumento, ou os dois. O Brasil foi presença forte com seus grupos de percussão e suas cores marcantes. Ver o maracatu de Recife foi algo emocionante. Acho que por estar longe há muito tempo as coisas ganham uma dimensão diferente. 




Vídeo compilando alguns momentos do desfile:


Saímos de lá nos achando sortudos de encontrar coisas tão legais pelo nosso caminho. Não nos não fazíamos ideia da aula de civilidade que a gente ganharia ao descer daquele metrô. É incrível como, sim, existe uma forma pacífica e muito inteligente de "brigar" por uma sociedade aberta. 

A Alemanha vem fazendo esse evento há 16 anos e consegue mostrar através de experiências sensoriais (música, dança, comidas e bebidas) como a tolerância e o respeito são a base para uma sociedade próspera. Quem tiver a oportunidade de participar dessa manifestação cultural nos próximos anos certamente não se arrependerá!


 

Comentários

  1. Rapha,

    Muito show, amei!É uma verdadeira aula de civilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, que delícia estas surpresas que a gente encontra numa viagem e não esperava, não é mesmo? Berlin por si só já é uma surpresa em cima da outra, mas vcs tiveram sorte mesmo! Muito bacana!

    ResponderExcluir
  3. Josy, foi uma experiência muito legal e uma surpresa encontrar essa festa logo no primeiro dia da viagem! Também amei! :)

    ResponderExcluir
  4. Isso Carina, Berlin é uma surpresa atrás da outra. É uma cidade incrível!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Que evento lindo. E com fotos lindas Raphinha. Como você escreveu: se tivessemos tolerância e respeito, nosso mundo nao abrigaria guerras e tanto ódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi lindo mesmo, Aninha. O desse ano já passou, mas recomendo muito (você morando "tão pertinho") que você vá uma vez na vida. É especial!

      Excluir

Postar um comentário