Trending

Experiência | Como é voar com a Swiss para a Europa

Atualizado em: 08/09/2016


Mais um flight review para ajudar os leitores a se decidirem na hora de escolher uma cia aérea para viajar. Novamente viemos para a Europa voando Swiss. Nossa primeira experiência com a companhia suíça foi muito boa e a segunda não foi diferente. No aeroporto de Guarulhos o check-in foi eficiente e bem rápido, o embarque seguiu a mesma linha e não deixou a desejar. O airbus A340 que fez o trecho GRU-ZRH era bem novo, limpo e super bem cuidado. Poltronas com um espaço aceitável para as pernas, telas individuais, controle remoto e uma seleção grande de filmes, séries, músicas, jogos e documentários a bordo. Não dá pra reclamar. 

para começar o trabalhos: vinho tinto, água e  biscoitinhos salgados



o jantar foi servido logo após a decolagem - carne com legumes e arroz

segunda opção de prato - massa recheada com queijo e molho de tomate

Depois do jantar os simpáticos comissários oferecem mais alguma bebida e organizam tudo para apagar as luzes da cabine, fazendo assim, com que os passageiros durmam e/ou fiquem mais quietos. Esse primeiro trecho até Zurique tem 11 horas de duração, portanto, o entretenimento a bordo é fundamental para que essas horas passem da melhor forma possível. Consegui ver um filme, friends, two and a half man, modern family, documentário sobre o turismo na Suíça e ainda ouvi um cd de Adele. Claro que não é suficiente para matar 11 horas de voo, mas dá uma amenizada na situação. Como eu disse nesse post, você pode levar o seu próprio arsenal para sobreviver aos longos voos

Faltando duas horas para o pouso os comissários acendem as luzes da cabine, desejam bom dia a todo mundo e começam a servir o café da manhã, que é um pouco mais simples que o jantar, mas cumpre o seu papel. 

caixinha de café da manhã

suco, iogurte, pães, queijo, queijo cremoso, manteira, geleia, leite, chá e café - algumas opções disponíveis para o café da manhã

O aeroporto de Zurique é incrível! Está entre os 10 maiores do mundo e em 2008 ficou entre os três melhores do mundo, perdendo só para Singapura e Hong Kong. Nossa conexão durou 4 horas e o tempo passou voando. Ficamos observando o movimento absurdo que esse aeroporto tem e, dentre todos os pousos e decolagens, vimos um A380 da Singapore Airlines levantar voo. Impressionante! Também pude ver ao vivo o avião adesivado da Swiss que voa para São Francisco (e que eu mostrei nesse post no ano passado). Lindo!

avião da Swiss adesivado para a rota São Francisco

Quatro horas de espera depois, chegou a hora de subir num pequeno avro, sobrevoar Zurique e seguir rumo a Berlim. Esse voo é super curto, (não tão curto quanto o voo para Stuttgart que é praticamente subir e descer - tanto que nem serviço de bordo tem, só água e chocolate), dura no máximo 1h e como o verão está chegando por aqui, o serviço de bordo é adaptado para o clima, por isso, foram servidos sorvete e bebidas! Excelente voo até o aeroporto de Tegel, em Berlim. 

sobrevoando Zurique com o pequeno avro

serviço de bordo no trecho ZRH-TXL: sorvete 

para fechar com chave de ouro: chocolate suíço



Nossas experiências com a Swiss foram super positivas, portanto, recomendamos de verdade essa excelente cia aérea. Vale dizer que a Swiss é uma companhia membro da Star Alliance e seu programa de fidelidade é o Miles & More
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

14 Comentários

  1. Marcel Enzmann14/06/2011, 14:58

    Cara voar com eles é quase como um sonho tudo de bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Também achei tudo de bom, Marcel. Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  3. Rapha, que bom que vc linkou esse post, eu tinha perdido! Delícia de review. Aliás, como é que vc consegue tirar fotos lEndas desse jeito das refeições de bordo? Morri de #invejinha ;-)

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha Mari, não tem segredo não, viu? A câmera é um simples "de bolso" e sazón...
    Espero que você goste de voar pela swiss também!

    :*

    ResponderExcluir
  5. Esse post me ajudou muito a tomar minha decisão! Bem, acabei de comprar meu ticket para Berlin! Espero compartilhar da mesma expiriência que você teve com a Swiss!
    Tks!

    ResponderExcluir
  6. Que bom, Luiz! Espero que você faça uma ótima viagem e volte aqui para contar como foi, ok?!

    Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei uma passagem pela Swiss um tempo atras por conta de preço bom, no impulso...e só agora, chegando perto da viagem, que criei coragem de ir saber se tinha feito bom negócio (o medo de ler coisas ruins tava grande). Estou aliviadíssima. Ótimo relato!
    Não conhecia o blog e adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ga, acho que você fez um ótimo negócio, pois voar com a swiss é muito legal. Espero que faça uma excelente viagem. :)

      Excluir
  8. Oi oi para todos. Acabei de comprar uma passagem aérea pela Swiss e confesso que estava com pé atras e que só comprei pelo preço. Fiquei aliviada ao ler esse post!! Gostaria de aproveitar perguntar uma coisa que ainda está me deixando um pouco nervosa: eu comprei diretamente pelo site da Swiss. Alguém fez assim? Estou super apreensiva!!
    Obrigada!
    kelly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, a Swiss é uma ótima cia. Minhas passagens foram compradas através de agente, mas não tem problema comprar diretamente pelo site. Qualquer coisa, se você estiver muito apreensiva, telefone para eles e tire suas dúvidas :) O pré viagem é um momento gostoso de espera, não deixe a apreensão estragar isso.

      Beijo :*

      Excluir
  9. Acabei de fechar o mesmo trecho, só que com uma conexão um pouco mais folgada em Zurique (5h25), e fiquei muito aliviado pela minha escolha. Excelente post, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ivo. Espero que você goste de voar com a Swiss. Fico feliz que o post tenha te deixado aliviado. Boa viagem, viu? :)

      Excluir
  10. Oi Rapha!! Esse voo foi na classe econômica mesmo?? Adorei!!!
    p.s: você já viajou de Air France? Se sim, qual preferiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta. Desculpa a demora na resposta! Sim, as duas vezes que voei com a Swiss foram na econômica. Super digna, né? :) Adorei voar com eles! O marido já voou com as duas e disse que elas são igualmente legais (com serviços bem parecidos), mas acho que ele tem uma quedinha pela Swiss ;)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem