Trending

Pernambuco - Rota 232

Minha vida inteira eu tive casa de campo em Gravatá, cidade do agreste pernambucano, a 80 km do Recife e que, por sua altitude – 447m acima do nível do mar – mantém uma temperatura média anual de 19°C. Ou seja, para nós pernambucanos, um “frio de rachar”, né? Essa época do ano sempre era uma festa, porque além do São João, festa fortíssima da região, chegavam as férias. E as férias de inverno sempre eram em Gravatá.

No entanto, como gostávamos MUITO de lá, um fim de semana sequer era motivo para acordar cedo (muito cedo), fazer uma muda de roupa, colocar tudo no carro e partir rumo àquela cidade. A gente já tinha um roteirinho em mente. Sem tomar café da manhã, nossa primeira parada na BR 232  (ainda sem a duplicação) era no Rei da Coxinha, que ainda vendia suas delícias em um pequeno trailer na Serra das Russas. Depois, mais algumas paradas para garantir uma boa carne de sol no almoço, um queijo de coalho, manteiga de garrafa, frutas e tudo o que era preciso para uma ótima refeição. À noite, junto com o friozinho, chegava a hora de apreciar uma fondue e um bom vinho – para as crianças, como era o meu caso e o do meu irmão, uma sangria –  Nessa brincadeira, o fim de semana passava voando e chegava a hora de voltar, mas não sem antes fazer uma pausa para comer uma cartola divina. Agora sim, era hora de pegar o caminho de volta pensando em fazer tudo de novo no próximo fim de semana.



Engraçado que esse roteirinho e essa nossa rotina pareciam ser só nossos, mas a Secretaria de Turismo de Pernambuco teve a brilhante ideia de reunir essas preciosas informações gerando um Guia Gastronômico que abrange 52 estabelecimentos ao longo dos 553 km (sim, Gravatá é só o começo da brincadeira, são muitos km de gostosuras) da BR 232.  No dia 16 desse mês o Projeto Rota 232 foi lançado em Recife com o intuito de interiorizar o turismo no estado. A ideia é que o turista, além do seu destino, curta também o caminho e descubra as particularidades de cada lugar. (Família Aretakis lançando tendência, hein?) 



Os guias estão sendo distribuídos nos postos permanentes de informação da Empetur:  Aeroporto do Recife, Aeroporto de Petrolina, TIP, Praça de Boa Viagem, Casa da Cultura, Praça do Carmo-Olinda e Shopping Paço Alfândega.

Mas se você não quer esperar para pegar o seu guia em um dos pontos acima citados e quer curtir as delícias da Rota 232 nesse fim de semana mesmo é só entrar no site do projeto e montar seu roteiro. Ou fazer o download do aplicativo para tê-lo sempre à mão. 

Mas depois volta aqui pra contar como foi o passeio, tá? 

Fotos por Igo Bione
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. Ótimo post, queria muito ter conhecido o Rei das Coxinhas quando era um trailer na Serra das Russas, devia ser massa! Desde que peguei o guia nas mãos, estou com vontade de pegar o carro e ficar passeando, descobrindo e comendo pela BR 232! :)

    ResponderExcluir
  2. Márcia, garanto que era massa mesmo, mas hoje as opções são infinitas e deliciosas. To louca pra pegar o guia e arrastar a família toda pela #Rota232

    :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post (as fotos, aliás, estão de matar!)...

    Morei em Recife por um ano e meio, e passava o São João sempre em Gravatá, pois uma grande amiga tem casa lá... Realmente o lugar é bem especial: de dia aquele solzinho gostoso, a noite um friozinho... E a comida pernambucana, essa sempre maravilhosa!!! Bons tempos aqueles!

    Acho as estradas para o interior de Pernambuco riquíssimas, no sentido cultural e gastronômico.
    Espero que este projeto estimule ainda mais o turismo na região, porque o estado merece!

    E hoje, graças a este post, vou ter que achar alguma banana com canela por aqui, para matar o desejo que fiquei depois de ler esse post!:)

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que você tinha morado em Recife, Clarissa. Muito bom saber disso e melhor ainda saber que você conhece Gravatá. Ô terrinha boa :)

    De fato, a comida é um caso a parte. Passei o dia todo morrendo de vontade de provar algum desses pratos, qualquer um que fosse, mas aqui em Berlim fica difícil hahahahah! Espero que você tenha conseguido matar o seu desejo.

    :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem