Trending

Feliz Natal e Boas Férias!


Mais um ano está chegando ao fim e eu posso afirmar que 2011 foi um ano cheio para o raphanomundo. Nem parece verdade, mas vocês leitores viram, em textos e fotos, os nossos 115 dias de viagens, com pelo menos um destino diferente a cada mês...

Um cruzeiro pela belíssima costa brasileira, destinos no norte e no sul do Brasil, 3 viagens internacionais, 31 pousos e decolagens. Algumas dessas viagens foram programadas, outras foram por puro impulso e tudo o que sei é que hoje já tenho muita história pra contar. É um prazer poder compartilhar com todos vocês o meu olhar sobre o mundo que venho descobrindo na companhia do meu parceiro de vida e viagens, meu marido. 

o pôr-do-sol mais lindo de 2011 @ Costa Serena - Rio de Janeiro

Hoje, o ato de viajar deixou de ser um privilégio e já faz parte da rotina de muitas pessoas. Aquela distância geográfica e financeira que mantinham familiares sem se ver por décadas está virando coisa do passado e cada vez mais fronteiras estão sendo ultrapassadas. Por isso, reflito sobre dois fenômenos recorrentes: um, quando as pessoas se gabam por viajar. Dois, quando as pessoas se lamentam por não viajar. No primeiro, concluo que existem pessoas esnobes no mundo e fatalmente, temos que tolerá-las. Elas sempre serão, farão, descreverão, fotografarão e viverão melhor do que qualquer um, sem discussão. No segundo, posso dizer sem medo de errar, que todas as pessoas que cultivam uma energia boa, que anseiam por descobrir coisas novas e ir além, vão chegar lá. Pode levar um tempo, pode começar de forma tímida, mas vai acontecer. Eu estou aqui pra provar.

Tudo o que eu escrevo aqui não é para ser verdade absoluta, minha forma de viajar não é melhor nem pior do que a de outros turistas – ou viajantes, como alguns preferem – é somente a minha forma, o meu olhar e a minha verdade. Se você viaja sozinho, acompanhado, com pacote, no freestyle, cinco estrelas ou com dinheiro contado, ótimo, porque o importante nisso tudo é: não ficar parado no mesmo lugar. A sensação de se sentir diferente no retorno, cheio de compras ou cheio de memórias, cheio de fotos (self-pictures ou profissionais), souvenires, dicas, apaixonado por um destino, uma comida, um hotel, uma cultura ou tudo isso junto é o que vale. Quando se fala de viagem não dá pra dividir em grupos quem faz certo ou errado, o importante é que todos façam.

São tantas pessoas, tantos destinos, tantas formas e meios, tantos mundos... 

Entre janeiro e dezembro, o raphanomundo teve a honra de levá-los na mala para:

Conhecer a encantadora Curitiba, navegar de Santos a Salvador, via Rio de Janeiro, Ilhéus e Ilhabela com o incrível navio Costa Serena, se surpreender com Gramado e Canela no carnaval, desmistificar Bogotá e se encantar com a sua comida e povo fantásticos, viver uma vida em um mês na incomparável capital alemã: Berlin, querer mergulhar no Zurichsee e ficar por lá mesmo, na Suíça. Cruzar o Brasil para morrer de amores pelos sabores de Belém do Pará, dar um pulinho no Rio para ir à praia de Ipanema e ao Rock in Rio, voar horas e horas para ver a neve pela primeira vez em Nova York, curtir a garoa e a cerveja em Campos do Jordão, sem contar as inúmeras idas e vindas a Recife e, bom... a última viagem do raphanomundo em 2011 abrirá o ano de 2012, dando boas vindas a um ano que, se depender de nós, será repleto de novos destinos, amores, cores e sabores para todos!

Pela companhia valiosa de vocês neste ano, eu agradeço. E pelo carinho e o respeito com que vocês me tratam, eu os convido: sejam sempre bem vindos ao meu mundo!

O raphanomundo também agradece aos seus parceiros comerciais, pelo aprendizado, incentivo e ações de sucesso. Aos seguidores no twitter @aretakis e @raphanomundo, por tornar o dia tão rico e produtivo. Aos colegas blogueiros que produzem, voluntária e incansavelmente, um conteúdo incrível, em todos os segmentos.

O raphanomundo entrará hoje de férias e retorna dia 09/01/2012

Tenham todos um excelente fim de ano e espero vê-los aqui em 2012.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

14 Comentários

  1. Nossa que ano dos sonhos!!!

    Meu 2011 foi atípico. Não foi cheio de viagens, mas estou com fé em 2012!

    Beijos e que o próximo ano traga cada dia mais e mais viagens para você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Flávia! Vamos fazer um 2012 cheio de destinos dos sonhos, hein?!

    Ótimo fim de ano para você :*

    ResponderExcluir
  3. que venha 2012 com os seus destinos incríveis ;]

    ResponderExcluir
  4. Que 2012 venha, e com novas aventuras!

    ResponderExcluir
  5. \o/ vamos torcer que sim! se depender de mim, vem <3

    ResponderExcluir
  6. Legal! Excelente o seu ano de 2011!!!!! Te acompanhamos este ano e no próximo com certeza estaremos juntos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz em saber que vocês acompanharam de perto esse ano! Que venha 2012 :)

    Ótimo fim de ano para vocês!

    ResponderExcluir
  8. Que delicia de 2011! E que 2012 venha com muitas viagens e muito sucesso por aqui!

    ResponderExcluir
  9. Foi mesmo, Claudia. Inesquecível! Desejo um ótimo 2012 para todos nós :)

    Bom fim de ano para você!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog! ótimo 2012 para você.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Alvaro! Para você também :)

    ResponderExcluir
  12. Rapha! Deixo aqui meus desejos de um otimo 2012, com muita saude, felicidade e viagens, e claro!!!
    Ate 2012! :)
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Guta, querida! Obrigada pelos votos :) Desejo tudo em dobro a você!

    Até 2012 :*

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem