Trending

Experiência | Voando Condor entre Recife e Frankfurt


Quando começamos a planejar as nossas férias, entendemos que a forma mais confortável seria voarmos todos juntos a partir de Recife. Felizmente, é possível voar para a Europa a partir de Recife, sem que seja necessário fazer uma conexão no Rio ou em São Paulo. Desde sempre, a TAP opera um vôo diário para Lisboa e eu mesma já fiz este vôo uma vez. Há alguns anos, porém, a empresa aérea alemã Condor opera sazonalmente vôos diretos entre Recife e Frankfurt. Já que viajaríamos pela Alemanha, nada melhor do que voar direto pra lá. Além disso, o preço final da Condor foi 40% menor do que o da TAP para as mesmas datas.

Fizemos a compra pelo próprio site da Condor, que tem uma página em português de Portugal e apresenta os preços finais em euros ou dólares americanos. O processo de compra é simples, você pode criar um cadastro para administrar as suas reservas e o pagamento é feito à vista com cartão de crédito internacional.

O avião que opera nesta rota é um Boeing 767-300ER, com o interior renovado e dividido em três classes. A Comfort, que é equivalente à executiva, a econômica Premium, com mais espaço para as pernas e menu diferenciado e a econômica com o serviço convencional.

Check-in em Recife



Embarcando em Recife


Para quem compra os assentos na econômica, a reserva de assentos e as bebidinhas alcoólicas a bordo são cobradas à parte. A reserva de assentos custa €15 ou USD18 por pessoa por trecho ou a marcação é feita no momento do check-in, nos assentos restantes. Caso queira, também é possível reservar uma refeição Premium por €15. A nossa avaliação é que o serviço convencional é satisfatório sem os adicionais.

Para o check-in em Recife, havia uns cinco guichês e foi necessário esperar uns 20 minutos, mas nada anormal. Chegando mais cedo ao check-in é possível evitar a fila e ter mais opções na escolha dos assentos caso não tenha reservado.


Com um fluxo menor de passageiros internacionais em Recife, não há muita espera para passar pela Polícia Federal. No retorno em Frankfurt o processo também foi bem tranquilo, poucas pessoas no check-in e no controle de passaportes. Em Frankfurt a Condor opera na ala C do Terminal 1 e durante a manhã o fluxo de passageiros era baixo. Vale ressaltar que a rota Recife-Frankfurt é feita durante a noite e o retorno, a partir de Frankfurt, é feita durante o dia. Fazer vôos longos durante o dia pode ser bem cansativo e dependendo da disposição dos passageiros para ficarem passeando e conversando, o desconforto pode ser ainda maior. Dentro da aeronave, a impressão é boa. O interior é renovado e há monitores coletivos para o entretenimento de bordo. O espaço entre as poltronas é bom para a econômica. Eles não distribuem fones gratuitamente, mas você consegue usar o seu sem adaptadores.



Monitores coletivos ao longo do 767-300

Menu de bebidas alcoólicas pagas à parte

Comandos no braço da poltrona

Jantar da ida: Frango, arroz e brócolis

Café da manhã simples imediatamente antes do pouso

O serviço de bordo é tranquilo e oferece duas refeições, além de várias passagens com bebidas no início e no fim do voo. Durante as 10 horas são exibidos 3 filmes no sistema de entretenimento e são oferecidos produtos Duty Free, de acordo com um catálogo disponível no bolsão.

Para a nossa surpresa, o vídeo com as instruções de segurança da Condor dá uma pequena tirada de onda com certas celebridades. Divertido.



Vale ressaltar que fizemos apenas os trechos diretos e operados pela Condor. Assim, não havia preocupação com atrasos e conexões e por consequência, as chances de extravio de bagagem eram menores.

Além de Recife, a Condor opera voos diretos para Salvador e irá operar voos para o Rio de Janeiro. A GOL opera as conexões para outros destinos nacionais, mas os bilhetes tem que ser emitidos através da Condor.

Voo Frankfurt - Recife | algum lugar no meio do deserto - instagram @aretakis

Não tivemos nenhum problema com a Condor e o serviço foi bem satisfatório. Custo benefício muito bom. Recomendamos!


Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

12 Comentários

  1. muito informativo seu post. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Vale pela postagem... informações bem diretas!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a postagem,
    gostaria de saber qual opção escolheram , premium economy , economy ou comfort?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada :)
      Como foi dito no post, voamos na econômica.

      Excluir
  4. no caso, nao pagaram a reserva de acentos?

    ResponderExcluir
  5. é possível fazer check-in on-line?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rocha. Mas em todo caso você terá que ir no balcão no aeroporto para conferência de documentos e despacho de bagagem.

      Excluir
  6. no final o pagamento sera deito em dolares ou euro?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem