Para os que visitarão Munique em breve, esta é uma dica que vale conferir. Nas nossas férias, mesmo encontrando Munique com a temperatura bem baixa, ficamos animados ao encontrar o panfleto do Sandeman’s New Munich Free Tour no nosso hotel. O chamariz é para o free tour em inglês que ocorre duas vezes ao dia, faça chuva ou faça sol. Diariamente também é possível fazer o tour em espanhol. 

Quando temos mais tempo, costumamos bolar um passeio por conta própria, sem a preocupação com roteiro ou horários. Mas não dá pra negar que ter um bom guia apresentando a cidade pode fazer muita diferença.

Minutos antes da hora indicada, estávamos no ponto de encontro na Marienplatz, no coração de Munique. A nossa guia, a americana Michelle, convidou o grupo de cerca de 20 pessoas (em sua maioria americanos e australianos) para conhecer um pouco da história e apontar detalhes curiosos pela Altstadt, o centro antigo. Antes de mais nada, porém, explicou como o sistema funciona: ela é uma guia freelancer e sua remuneração vem das gorjetas pós tour. Pareceu justo.

Tudo começa no coração de Munique, na Marienplatz, em frente à Neues Rathaus


Nossa guia, Michelle, e parte do grupo do Free Tour

little baby warrior protegendo a imagem de Maria

Sem querer estragar a surpresa, mas querendo resumir a nossa experiência, o tour parte da Marienplatz e dura quase 4 horas. Passamos pela Catedral de Munique – a Frauenkirche – antiga e nova prefeitura, onde há o Rathaus-Glockenspiel,  relógio musical que atrai milhares de turistas, a estátua de Julieta, a Sinagoga, a Residência de Munique, além de outros pontos. São feitas duas paradas estratégicas, na Hofbrauhaus e no Viktualienmarkt, para tomar uma boa cerveja. O tour é repleto de história e curiosidades que dificilmente conheceríamos sozinhos em tão pouco tempo. A nossa guia demonstrou um conhecimento profundo da história da cidade, além de uma boa dose de humor. Mesmo quando o assunto partiu para o regime nazista, a noite dos cristais e a resistência ao regime representada na Viscardigasse, havia leveza.


Glockenspiel - diariamente às 11 e 12 horas | entre março e outubro também às 17:00

Frauenkirche e as cores do outono

Renovando a fé

Estátua de Julieta - passe a mão sobre o seu peito para ter sorte no amor 

Repondo as energias - Instagram @aretakis

Viscardigasse - história marcada nas ruas de Munique

detalhe da Theatinerkirche

Ao fim do tour, de volta à Marienplatz, o grupo é convidado para fazer os passeios pagos oferecidos pela empresa e recompensar a guia pelo seu trabalho. E a impressão do grupo era unânime: o passeio foi muito bom. Em grande parte pela dedicação e energia positiva da nossa guia.

Um free tour com a mesma filosofia é oferecido em outras 13 cidades da Europa. Nós já estamos ansiosos pelo próximo!