Trending

Free Tour em Munique


Para os que visitarão Munique em breve, esta é uma dica que vale conferir. Nas nossas férias, mesmo encontrando Munique com a temperatura bem baixa, ficamos animados ao encontrar o panfleto do Sandeman’s New Munich Free Tour no nosso hotel. O chamariz é para o free tour em inglês que ocorre duas vezes ao dia, faça chuva ou faça sol. Diariamente também é possível fazer o tour em espanhol. 

Quando temos mais tempo, costumamos bolar um passeio por conta própria, sem a preocupação com roteiro ou horários. Mas não dá pra negar que ter um bom guia apresentando a cidade pode fazer muita diferença.

Minutos antes da hora indicada, estávamos no ponto de encontro na Marienplatz, no coração de Munique. A nossa guia, a americana Michelle, convidou o grupo de cerca de 20 pessoas (em sua maioria americanos e australianos) para conhecer um pouco da história e apontar detalhes curiosos pela Altstadt, o centro antigo. Antes de mais nada, porém, explicou como o sistema funciona: ela é uma guia freelancer e sua remuneração vem das gorjetas pós tour. Pareceu justo.

Tudo começa no coração de Munique, na Marienplatz, em frente à Neues Rathaus


Nossa guia, Michelle, e parte do grupo do Free Tour

little baby warrior protegendo a imagem de Maria

Sem querer estragar a surpresa, mas querendo resumir a nossa experiência, o tour parte da Marienplatz e dura quase 4 horas. Passamos pela Catedral de Munique – a Frauenkirche – antiga e nova prefeitura, onde há o Rathaus-Glockenspiel,  relógio musical que atrai milhares de turistas, a estátua de Julieta, a Sinagoga, a Residência de Munique, além de outros pontos. São feitas duas paradas estratégicas, na Hofbrauhaus e no Viktualienmarkt, para tomar uma boa cerveja. O tour é repleto de história e curiosidades que dificilmente conheceríamos sozinhos em tão pouco tempo. A nossa guia demonstrou um conhecimento profundo da história da cidade, além de uma boa dose de humor. Mesmo quando o assunto partiu para o regime nazista, a noite dos cristais e a resistência ao regime representada na Viscardigasse, havia leveza.


Glockenspiel - diariamente às 11 e 12 horas | entre março e outubro também às 17:00

Frauenkirche e as cores do outono

Renovando a fé

Estátua de Julieta - passe a mão sobre o seu peito para ter sorte no amor 

Repondo as energias - Instagram @aretakis

Viscardigasse - história marcada nas ruas de Munique

detalhe da Theatinerkirche

Ao fim do tour, de volta à Marienplatz, o grupo é convidado para fazer os passeios pagos oferecidos pela empresa e recompensar a guia pelo seu trabalho. E a impressão do grupo era unânime: o passeio foi muito bom. Em grande parte pela dedicação e energia positiva da nossa guia.

Um free tour com a mesma filosofia é oferecido em outras 13 cidades da Europa. Nós já estamos ansiosos pelo próximo!
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

6 Comentários

  1. maravilha Rhapa, vou procurar esse tour> Mas ainda tou esperando como se posicionar nas plataformas das estações de trem viu? beijão
    valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria, esse tour vale muito a pena. A guia foi super bem preparada e muito bem humorada também. As horas passam voando e no fim você quer continuar mergulhada na história. Muito bom!

      Excluir
  2. Rapha adoro esses walking tours, seja para servir de introdução numa viagem e vc passear por conta própria depois ou mesmo quando vc não tem muito tempo! Anotadissimo!
    Adorei!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tour foi perfeito, Guta. Pois, depois desse dia, pegamos muita neve em Munique e não deu para explorar quase nada, só voltar aos lugares que mais gostamos.

      Beijo :*

      Excluir
  3. ando muito curioso de conhecer Munique e claro dar um pulinho à Baviera, e as suas fotos abriram muito o apetite, estão lindissimas parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luffi! Munique é muito legal. Sou suspeita para falar, pois amo a Alemanha. Obrigada pelo elogio e pela visita!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem