Trending

Onde comer em Santiago

Vou dizer que no nosso mix de restaurantes teve de tudo. De pega turista à dica de Anthony Bourdain, passando por bar e sorveteria... Então, só mais uma coisa: coloca o babador e corre para ler esse post!

O Riggo’s Bar foi nossa primeira parada na capital chilena. Ele fica no comecinho da Pío Nono, rua famosa por seus inúmeros bares e sua cena noturna. Como duas universidades estão nessa rua, já dá para se ter uma ideia da quantidade de jovens que ficam por ali, né? Como o clima tava bom nesse fim de tarde, sentamos numa mesinha na calçada, pedimos uma Escudo litrão geladíssima e, para acompanhar, empanadinhas de queijo. Dupla imbatível! Por fim, provamos o Churrasco a lo Pobre: batata frita, carne e ovo. Quer mais o quê? Então, fica a dica, a lista de bares da Pío Nono é quase infinita, escolha o que mais vai com a sua cara e se joga!

Escudo gelada e Empanadas para abrir os trabalhos na Pío Nono


Churrasco a lo Pobre
Um adendo: Se você é aplicado, quando for pesquisar sobre lugares para comer em Santiago, vai achar um monte de gente falando do Patio Bellavista. E, tá, o lugar é lindo. É cheio de restaurantes, bares, lojinhas de souvenir e pessoas simpáticas chamando para provar suas delícias. Também é um pedacinho do Brasil, tamanha a quantidade de compatriotas que por ali jogam suas âncoras. Para se ter uma ideia, a moça da sorveteria já sabe perguntar se o cliente quer sorvete no “copinho ou casquinho”. Nada de vaso ou cone. Mas, expandindo seus horizontes, as ruas Pío Nono e Constituición estão exatamente do lado desse Pátio, repletas das mais variadas opções para uma boa refeição. E é aí que chegamos à próxima dica...

Aproveitando o fim do Free Tour nas proximidades da Constituición, e a dica do nosso guia, fomos direto almoçar no Galindo. As mesas da calçada já estavam ocupadas, nos restou pegar uma mesinha para dois lá dentro e degustar calmamente nossa Chorrillana, prato composto de: uma farta camada de batata frita e cubinhos de carne assada. Dá pra dividir facilmente. Na verdade, esse prato é um petisco, mas não dá para um casal dividir esse petisco e pedir prato principal. Ficamos por aí. O Galindo é bem charmosinho, super disputado e com um cardápio bem vasto. Ah, o preço é camarada. Vá sem medo.

A fachada charmosinha do Galindo
Cerveja e Chorrillana
Chorrillana - esse prato é grande, pode confiar!

Para jantar, no sábado, dia do aniversário do marido, a ideia era ir ao Astrid y Gastón. Infelizmente, eles não confirmaram a minha tentativa de reserva – feita com 15 dias de antecedência. Seguimos para uma segunda opção, o Como Agua para Chocolate, que já não aceitava reservas para o sábado, só por ordem de chegada. Por sorte, fomos os primeiros dessa lista de espera, gentilmente fomos encaminhados para o bar, onde pudemos esperar degustando um pisco. Nada mal, hein? Em menos de 10 minutos nossa mesa estava pronta. Ponto para eles! Pedimos um ceviche de entrada, prontamente o garçom avisou que as entradas eram bem servidas  e que era melhor pedir uma só para dividir. Acatamos a sugestão e fizemos bem. Mais dois piscos e partimos para o prato principal. Eu fui de filé de peixe e o marido, de filé. Tudo ok. Nada de outro mundo. No fim, não achamos nada de mais. O ponto alto do Como Agua para Chocolate, sem dúvida, foi a cordialidade dos funcionários. E só. O preço é salgado para o que é oferecido. P.S. O pisco é delicioso!

Uma parte do ambiente do Como Agua para Chocolate
Entrada super bem servida
Filé sobre cama de legumes

Passando de uma furada para uma dica quente (ou seria fria?), visitamos uma das 25 melhores sorveterias do mundo. A Emporio la Rosa foi um excelente pit-stop pós almoço de domingo no bairro da Lastarria. O lugar é uma fofura só. Lembra muito a Magnolia Bakery, em Nova York, só que ao invés de servir os deliciosos cupcakes, eles trabalham com sorvetes divinos, entre outras coisas. Nós compramos um copinho com 3 sabores: Doce de leite (ma-ra-vi-lho-so), Chocolate (amor eterno, amor verdadeiro) e Rosa. Isso mesmo. Sorvete de rosa. Segundo o marido, tem gosto de banheiro limpo. Brincadeiras à parte, é como comer (?) perfume. É impossível deixar as brincadeiras de lado, já percebeu, né? Só provando!

Emporio la Rosa - uma das 25 melhores sorveterias do mundo
Muitos sabores: dos mais tradicionais aos mais ousados
Chocolate, Dulce de Leche y Rosas
Entre um passeio e outro pelo Lastarria, bairro mais charmoso de Santiago – na minha humilde opinião –, resolvemos parar para tomar um vinho no Sur Patagónico. O ambiente é incrível, convida mesmo para uma taça de vinho. E não paramos por aí, mesmo com garçons meio emburrados, o lugar era tão agradável que resolvemos almoçar. O marido comeu um Fetuccine à Bolonhesa e eu fui Empanado de frango com batatas ao molho de gruyère. Aprovadíssimo. O preço não é dos mais baratos, mas saímos bem satisfeitos. Para sair do eixo Bellavista/Constituicíon, é uma bela opção.

O Sur Patagónico fica numa esquina gostosa do Lastarria
Convida ou não para um bom vinho?
Meu prato,  o frango empanado
Para fechar, uma dica de ouro. Somos super fãs de Anthony Bourdain, seja dos seus livros ou programas de tv, acho que ele alia algumas das melhores coisas da vida: comer bem e viagens. E por comer bem entenda que não estou necessariamente falando de restaurantes caríssimos. Isso posto,  corri para ver o que ele indicava em Santiago. Dito e feito! Quem sai de casa com a lição feita, pega esse tipo de dica preciosa: Fuente Alemana. Um lugar simples, onde você senta no balcão, pede uma cerveja e um sanduíche. O carro-chefe da casa, o Lomito Completo, é pedido aos montes. Para provar uma outra variante, fui de Churrasco Italiano Completo. Sanduíches saborosíssimos, atendentes super atenciosos e nenhum, eu disse nenhum, turista nesse lugar. Mesmo o Fuente Alemana sendo uma lanchonete tradicionalíssima de Santiago.

Pense num sanduíche caprichado! Anota aí: Fuente Alemana 4 Ever
Churrasco Italiano Completo
Portanto, você, querido leitor do Rapha no Mundo, já vai sair de casa com várias dicas na manga e se esbaldar nas delícias da capital chilena. É só anotar e ser feliz! 

SERVIÇO


  • Riggo's Bar - Pío Nono, 97 - Bellavista
  • Galindo - Constituición com Dardignac - Bellavista 
  • Sur Patagónico -  José Victorino Lastarria, 92-96 - Lastarria
  • Fuente Alemana - Avenida Pedro de Valdivia, 210 - Providencia



Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. Adorei as dicas! Vou correr e fazer a reserva no Astrid. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Eliza! Mas tenta confirmar por telefone quando estiver lá para nao dar problema. :)

      Excluir
  2. que delícia de lugar e gastronomia, hein?! Interessante demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito gostoso, May. Passamos 3 dias inteiros lá, mas acho que foi pouco. São tantas opções, tantos lugares... Uma delícia!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem