Trending

Experiência | Vale a pena voar Iberia?

Retomando os posts da minha viagem de aniversário, trago mais um flight review para compartilhar com vocês.

A Iberia tem uma fama não muito boa entre os brasileiros, mas muito dessa fama vai passando no boca-a-boca e compartilhada mesmo por aqueles que nunca voaram com a cia. Então, quando vimos o preço tentador da passagem em promoção para Roma, ficamos com o pé atrás, mas decidimos arriscar e pagamos pra ver.

Chegado o dia da viagem, deixamos o carro no lugar de sempre – Unipare, estacionamento próximo ao aeroporto de Guarulhos –, e seguimos no transfer até o terminal 1. Como chegamos no check-in no nosso limite do aceitável, já não havia mais filas no balcão, portanto, o procedimento foi rápido e organizado. Malas despachadas, controle de passaporte realizado, logo chegou a hora do embarque. Nosso voo partia de Guarulhos rumo da Madrid às 16h, um horário até simpático ao meu ver, antes da hora do rush dos voos internacionais noturnos, o que proporciona um terminal menos concorrido e, para os adeptos, um freeshop mais tranquilo.

Lindo dia para voar #sqn


Iberia: Jornais e fones de ouvido de cortesia

Já no finger, prestes a entrar no avião, uma seleção de jornais nacionais e internacionais à disposição dos passageiros da classe econômica, inclusive. O avião não era da frota renovada, mas estava organizado, limpo e bem conservado.  O entretenimento coletivo quebra um galho com alguns filmes e programas rolando sistematicamente, mas nada que um bom kit de viagem pessoal não ajude.
Algum tempo depois da decolagem, as comissárias começaram com o serviço de bordo. Primeiro, bebidas (vinho, cerveja, refrigerantes, sucos e alguns drinks) e snacks, depois a refeição propriamente dita. Nesse voo, duas opções de prato principal: frango ou massa. Nada de outro mundo, mas tudo servido bem bonitinho e com talheres de metal, coisa rara na econômica hoje em dia.
Para arrematar, café, chá, kit kat e água. Aliás, mais um round de kit kat foi servido à noite. Antes do pouso, ainda escuro, foi servido um café da manhã simples: sanduíche, mini salada de frutas e um bolinho. Mais uma vez, serviço trivial mas muito correto.

Interior do Airbus
Jantar Iberia GRU - MAD
Para adoçar a viagem
Up in the air
Café da manhã servido no trecho GRU - MAD

Pouco tempo depois pousamos tranquilamente em Barajas. Já havia estado lá, mas não me lembrava da imensidão do aeroporto de Madrid. Descemos no terminal T4S e o embarque da segunda parte da viagem, voo interno, seria feita no terminal T4. Não sem antes passarmos pela imigração espanhola. Como todo aeroporto europeu, Barajas é muito bem sinalizado. De pronto localizamos o guichê da polícia onde um simpático agente, ao ver nosso ticket para Roma, brincou perguntando se estávamos indo comer spaghetti e pediu para que voltássemos para conhecer Madrid. De posse dos passaportes devidamente carimbados, fomos para o terminal seguinte a fim de dar continuidade à viagem.

Barajas

O trecho Madrid-Roma passou com a mesma tranquilidade da primeira parte. Em pouco mais de 2 horas estávamos no Aeroporti di Roma Fiumicino – Leonardo Da Vinci.

Os dois voos de volta para São Paulo foram tão corretos quanto os dois primeiros,  embarque bem tranquilo em Fiumicino e um embarque ainda mais tranquilo em Barajas. Até havia a esperança de voar num dos Airbus A340 renovados –  que possuem entretenimento individual na classe econômica –, mas não foi dessa vez. Tudo seguiu super bem até desembarcarmos em Guarulhos e retirarmos a nossa bagagem da esteira...

Jantar servido no voo Iberia MAD - GRU
Café da manhã servido no voo Iberia MAD - GRU
Começo de dia a bordo

Duas de nossas malas haviam sido arrombadas, estavam com os zíperes retorcidos e tiveram seus cadeados arrancados. A princípio achamos que as malas haviam sido inspecionadas, mas pela brutalidade com que foram abertas e a falta de sinalização, é certo que foram arrombadas, provavelmente em Guarulhos. O pessoal de solo da Iberia nos tratou com total indiferença e falaram que se não déssemos por falta de nada seria apenas mais uma mala "danificada". Por sorte não havia nada de valor nas malas, mas estava tudo revirado. 

Mala violada ou danificada? Zíperes retorcidos, segredo removido, foi assim que recebi minha mala quando voei Iberia

Eu, particularmente, voltei pra casa sentindo um buraco na alma. Após 16 dias de viagem de férias e aniversário esse não era o desfecho que eu esperava. Em casa, tentei as redes sociais a fim de abreviar o caso, mas como era um domingo, tive que esperar até o horário comercial da segunda para algum contato. Pediram para EU entrar em contato com a central de atendimento e falar sobre o meu caso. O fiz. Na central, uma voz quase automática, responde dizendo para EU ir ao endereço indicado no site levar a mala para o conserto. O reparo foi feito. Diga-se de passagem muito mal feito. A loja de reparos retirou a peça (segredo TSA) de uma outra mala que nem de longe tinha as mesmas características que a minha e fez a substituição, uma espécie de gambiarra. Insatisfeitos, questionamos o serviço e o atendente deu a entender que se a gente quisesse algo melhor que pagasse. Bons parceiros, hein Iberia?

Mais uma vez reclamei no twitter sobre o reparo e long story short,  ficou tudo por isso mesmo. Eu com uma mala inutilizada, frustrada e com a pior impressão possível.

Por fim, mesmo não tendo nada a reclamar dos voos e do tratamento que recebemos da tripulação, com esse desfecho completamente não profissional por parte do atendimento que recebemos da cia aérea espanhola, fica aqui o meu alerta: Pense duas vezes antes de voar Iberia!

Ninguém merece uma dor de cabeça como souvenir de uma viagem tão especial.
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

9 Comentários

  1. Eh uma pena terminar a viagem assim! Aconteceu algo parecido comigo em um voo da Tam de Porto Alegre para Recife, recebi minha mala com o cadeado arrancado! Fui reclamar, após MUITO tempo de espera (só um funcionário para tanta gente reclamando), pesaram a mala e disseram que tinha o mesmo peso de antes, então que nada tinha sido roubado e que eu deveria levar em um local para avaliação e conserto. Mas o problema é que eu estava de passagem 5 dias em Recife e de lá voltava para a França, onde moro... resultado, minha mala nunca pode ser consertada :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Milena! Pior ainda, né? De qualquer forma, o conserto foi tão mal feito, mas tão mal feito, que é como se eu nem tivesse mais a mala. Não tenho confiança para usar novamente.
      Obrigada por compartilhar seu relato por aqui!

      Boas viagens para nós :)

      Excluir
  2. Vergonha isso sim querida Rapha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Maria. Despreparo e descaso total! :(

      Excluir
  3. Rapha, aproveitei a mesma promoção para Roma, não tive o seu azar, mas ano passado em viagem também a Itália pela Air France, minha mala era rígida e quebraram a mala, como não tinha concerto, me deram uma mala nova, com qualidade infinitamente inferior a que eu tinha antes.
    Também fui mal tratada e demorou mais de 6 meses para resolverem meu caso dessa forma, entregando uma mala sem qualidade e totalmente diferente da que eu tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, só assim vamos vendo que o problema é generalizado. Que pena!

      Excluir
  4. Prezados,

    Boa noite! Tudo bem?

    Primeiro, parabéns pelo Flight Report, bem bacana você ter compartilhado conosco sua experiência.
    Uma pena ao término da viagem ter acontecido esse episódio.

    Percebi que os voos de ida e volta foram bem tranquilos e satisfatórios. Aeronave limpa, serviço de bordo padrão, bom atendimento e gentileza por parte da tripulação.
    Entendo perfeitamente que o episódio foi ruim, desgastante, mas... Não foi um pouco forte você ter "elogiado" a IBERIA o texto inteiro, e, no final, por um problema com a mala, você lançar: "Pense duas vezes antes de voar iberia"?

    Pois bem... Entendo, também, que o que mais te "decepcionou" foi o pessoal de terra. Aconselho a procurar o Gerente da Iberia no Aeroporto, é uma boa solução.

    Mas deixe eu explicar...
    Quem coloca e tira as malas no avião são funcionários de uma empresa terceirizada (na maioria das vezes a Swissport), e é a mesma empresa que coloca e tira as malas dos passageiros da maioria das companhias.
    Ou seja: se você vai voar Air France, Iberia, Alitalia... Não são os funcionários das respectivas empresas que vão colocar e/ou tirar as malas. São os funcionários de uma empresa terceirizada.
    É óbvio que as companhias aéreas devem procurar essa empresa para tomar as devidas providências, mas eu, sinceramente, achei um pouco "forte" essa sua declaração ao final do texto, depois de ter dito que a iberia prestou um bom serviço nos voos.

    Enfim... Eu acho que a Iberia cumpriu o seu principal papel: Transportar você em segurança!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Normalmente não costumo responder aos comentários que não são identificados, mas o seu comentário é importante para dar mais informação aos leitores sobre este episódio.

      Para começar, pela forma como fala, não fica claro se você é um funcionário falando em nome da companhia ou se é um leitor entusiasta da Iberia. Eu prefiro acreditar que você é um leitor, já que a Iberia foi acionada por mim em seus canais oficiais na época, possui todos os meus dados de contato e, não seria coerente a empresa se pronunciar anonimamente para questionar a minha experiência. Sendo você um leitor, fica mais fácil de entender o porquê do meu alerta de ‘pensar duas vezes’.

      Deixe eu explicar...

      Os meus ‘flight reviews’ são relatos fiéis de voos reais, experiências essas que não se resumem, como você sugeriu, somente à minha locomoção aérea em segurança. A experiência do cliente é muito mais abrangente e começa com a compra da passagem no site da companhia e termina com a devolução das bagagens despachadas, que ficam sob responsabilidade da mesma.

      Em todas as etapas dessa experiência, nós, os clientes, estamos sujeitos à contratempos, perdas e danos. Por outro lado, a empresa tem o dever de cumprir com o serviço que oferece, assumindo o risco de, mesmo cumprindo com este serviço, agradar ou não o cliente – por isso mesmo todas as companhias aéreas se preocupam em receber uma avaliação de seus clientes após um voo.

      No meu episódio com a Iberia – e não com a Air France ou Alitalia –, o contratempo de ter uma bagagem danificada, algo pelo qual já passei outras vezes, foi muito mais penoso e complicado. O manuseio das bagagens entre o porão da aeronave e a esteira é responsabilidade total da empresa aérea, independente de ser realizado por uma empresa contratada e independente de qual for esta empresa – você mencionar a Swissport aqui não diminui em nada a responsabilidade da Iberia e ainda dá o direito da Swissport se pronunciar e se defender, se for o caso.

      Pelo que detalhei no próprio post quanto ao tratamento que recebi de funcionários da Iberia ou de suas empresas contratadas e, pela impressão geral que tive de toda a experiência, reitero que, sempre pensarei mais de uma vez antes de fechar uma nova viagem com a Iberia. Avaliarei a situação como um todo – opções de voo, serviço, preço – e, caso a Iberia seja a opção, tentarei me preparar para enfrentar problemas semelhantes.


      Este é o alerta e o serviço que ofereço aos meus leitores. Se você tem uma experiência positiva (ou várias) e gostaria de compartilhar, peço que se identifique e que compartilhe. Meu objetivo é ajudar os leitores a tomar boas decisões e, quem sabe, realizar sonhos.

      Excluir
  5. Agora em 2023, aconteceu a mesma coisa comigo, minha mala foi violada pela Iberia. Registrei uma reclamação no site deles, disseram que vão me responder. Caso queira acompanhar, estou postando nos meus stories @gitravelblog

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem