Atualizado em 20/03/2017

Desde que fui a Roma precisava compartilhar uma dica bem boa sobre como ir da estação de trem Termini, em Roma, aos aeroportos de Fiumicino (o aeroporto principal, onde operam as maiores companhias aéreas e de onde partem os vôos para o Brasil) e Ciampino (secundário, onde operam cias low cost, como a Ryanair).

Como íamos desembarcar em Fiumicino, a primeira opção que tínhamos seria usar o trem expresso chamado Leonardo Express, com estação no próprio terminal. Este trem custa hoje 14 euros pelo percurso e leva aproximadamente 30 minutos entre Fiumicino e a estação Termini.

A alternativa de um trem mais em conta em Fiumicino seria pegar um o regional, que custa 8 euros, e se conecta com outras linhas em Roma, que não a estação Termini.

Leonardo Express para ir de trem até a estação Termini, no centro de Roma


Todas as informações detalhadas você encontra neste link da Trenitalia ou neste do próprio Aeroporto di Fiumicino.

Pra nós, a solução que se mostrou mais prática (e barata) foi usar um dos ônibus shuttle. Várias empresas operam ligando os aeroportos à estação Termini, mas, como já conhecíamos a Terravision de outros carnavais, optamos por ela.


Guichês das empresas de ônibus shuttle Fiumicino-Termini 

Compramos os tickets online por módicos 4 euros (hoje 5,90 euros) por trecho. Na nossa chegada a Fiumicino, seguimos para o local de embarque (que está sinalizado e fica junto a um pequeno terminal de ônibus, na saída do Terminal 3). Um funcionário da Terravision verifica o ticket impresso (é necessário imprimir a confirmação) e você espera o seu horário. Por causa do preço o ônibus sai sempre lotado, mas o funcionário garante o seu lugar no ônibus no horário que você reservou. O Trajeto levou uns 40 minutos, com o trânsito bem tranquilo.

Serviço eficiente e barato para chegar ou sair de Fiumicino/Ciampino

Terravision partindo para Termini

Como nosso hostel era próximo da estação Termini, não precisamos usar outro transporte para chegar lá.

Para usar o transfer a partir da estação Termini, a única diferença é que você deve ir até o guichê da Terravision, que fica posicionado do lado esquerdo de quem entra em Termini, na mesma rua em que os ônibus param para embarque/desembarque, a Via Marsala. Lá eles checam a reserva e dão um cartãozinho para você embarcar.


Caso você não tenha comprado os tickets online, é possível comprar na hora, mas o número de tickets fica limitado aos lugares/horários restantes. A Terravision também faz o transfer para o Aeroporto do Ciampino, pelo mesmo preço.




SalvarSalvarSalvarSalvar