Trending

Roma: como ir dos aeroportos de Fiumicino ou Ciampino ao centro

Atualizado em 20/03/2017

Desde que fui a Roma precisava compartilhar uma dica bem boa sobre como ir da estação de trem Termini, em Roma, aos aeroportos de Fiumicino (o aeroporto principal, onde operam as maiores companhias aéreas e de onde partem os vôos para o Brasil) e Ciampino (secundário, onde operam cias low cost, como a Ryanair).

Como íamos desembarcar em Fiumicino, a primeira opção que tínhamos seria usar o trem expresso chamado Leonardo Express, com estação no próprio terminal. Este trem custa hoje 14 euros pelo percurso e leva aproximadamente 30 minutos entre Fiumicino e a estação Termini.

A alternativa de um trem mais em conta em Fiumicino seria pegar um o regional, que custa 8 euros, e se conecta com outras linhas em Roma, que não a estação Termini.

Leonardo Express para ir de trem até a estação Termini, no centro de Roma


Todas as informações detalhadas você encontra neste link da Trenitalia ou neste do próprio Aeroporto di Fiumicino.

Pra nós, a solução que se mostrou mais prática (e barata) foi usar um dos ônibus shuttle. Várias empresas operam ligando os aeroportos à estação Termini, mas, como já conhecíamos a Terravision de outros carnavais, optamos por ela.


Guichês das empresas de ônibus shuttle Fiumicino-Termini 

Compramos os tickets online por módicos 4 euros (hoje 5,90 euros) por trecho. Na nossa chegada a Fiumicino, seguimos para o local de embarque (que está sinalizado e fica junto a um pequeno terminal de ônibus, na saída do Terminal 3). Um funcionário da Terravision verifica o ticket impresso (é necessário imprimir a confirmação) e você espera o seu horário. Por causa do preço o ônibus sai sempre lotado, mas o funcionário garante o seu lugar no ônibus no horário que você reservou. O Trajeto levou uns 40 minutos, com o trânsito bem tranquilo.

Serviço eficiente e barato para chegar ou sair de Fiumicino/Ciampino

Terravision partindo para Termini

Como nosso hostel era próximo da estação Termini, não precisamos usar outro transporte para chegar lá.

Para usar o transfer a partir da estação Termini, a única diferença é que você deve ir até o guichê da Terravision, que fica posicionado do lado esquerdo de quem entra em Termini, na mesma rua em que os ônibus param para embarque/desembarque, a Via Marsala. Lá eles checam a reserva e dão um cartãozinho para você embarcar.


Caso você não tenha comprado os tickets online, é possível comprar na hora, mas o número de tickets fica limitado aos lugares/horários restantes. A Terravision também faz o transfer para o Aeroporto do Ciampino, pelo mesmo preço.




SalvarSalvarSalvarSalvar
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. ótima dica!
    Vou chegar no aeroporto em Roma as 7h15.
    Estou em dúvida em comprar on line, pois não sei que horário compro?
    Qual tempo para descer do aeroporto e pegar as malas, e ir até o onibus?
    o que acha, Rapha?
    Tem um onibus saindo as 8h30, vc acha que dá tempo?
    bjos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline! Eu compraria para umas duas horas na frente, sabe? Porque a gente nunca sabe, pode atrasar, pode demorar para a mala sair. Na verdade eu fiz isso mesmo, comprei para um período na frente e tentei pegar um ônibus mais cedo, eles fazem esse encaixe numa caso haja vaga. Se não tiver, no máximo você terá que esperar até o seu horário.

      Qualquer dúvida é só falar!

      Beijo

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem