Trending

Experiência | Voando Condor em 2017 (o que mudou)

Essa não é a nossa primeira vez com a Condor, nós já voamos com eles antes, na rota Recife-Frankfurt-Recife, em 2012. Em outubro do ano passado, depois de firmarmos residência em Stuttgart, o voo direto que liga Frankfurt a Recife, nossa cidade natal, virou uma opção ainda mais atrativa. Afinal de contas, não ter que pousar no Rio ou em São Paulo para chegar até Recife nos poupa tempo e diminui o cansaço. Em resumo, entre outubro/2016 e fevereiro/2017 vimos ou vivenciamos o que rolou em 8 desses voos.



 Os reviews e as lições que aprendemos vocês leem agora.

A Condor é uma empresa aérea alemã que voa a partir de várias cidades daqui para "destinos de férias" (leisure airline). Ela hoje faz parte de um grupo maior, o Thomas Cook Group, que é britânico e segue a mesma vocação para escolha dos destinos, só que a partir do Reino Unido. A Condor opera voos curtos, médios e longos, mas independente da rota todos eles costumam ser sazonais e a frequência pode variar muito, desde o mínimo de 1 vez por semana. É o caso dos voos que a Condor opera para o Brasil - Uma vez por semana desde Frankfurt para Recife (terça-feira), Fortaleza (quinta-feira) e Salvador (domingo).

Todos estes voos entregam o mesmo serviço - são feitos nos mesmos aviões, com a mesma divisão de classes e até o cardápio do que é servido se mantém padronizado.

A nossa retomada de contato com a Condor se deu em outubro, quando meu irmão veio passar duas semanas por aqui.

O que notamos de diferente nessa fase atual da Condor, comparado com nossa experiência de 2012

A Condor continuava operando um voo semanal, com 3 classes distintas: Economy, Premium Economy e Comfort (Business).

Em resumo:

  • na Economy o espaço entre as cadeiras é padrão, você hoje só tem direito a uma opção de menu com bebidas alcoólicas pagas por fora e deve pagar pelo assento (valor varia de acordo com a posição do assento na aeronave), caso queira reservar. Check-in online está disponível, mas mesmo neste caso o assento é atribuído automaticamente. É oferecido entretenimento com tela individual, mas a programação gratuita é resumida, podendo ser ampliada mediante pagamento durante o voo. (no passado havia opção de escolha de menu e era possível marcar o assento durante o check-in online sem custo adicional)
  • na Premium Economy o espaço entre as cadeiras é maior, você tem duas opções de menu com bebidas alcoólicas incluídas e pode escolher o assento durante a reserva. Check-in online está disponível. É oferecido entretenimento com tela individual, com programação completa
  • na Comfort são oferecidos os benefícios da classe Premium, com poltronas do padrão executivo.

A passagem na classe econômica foi comprada com a Submarino Viagens, que oferecia preço em reais mais baixos que no site oficial da empresa - onde o pagamento é feito em euros ou dólares no cartão de crédito internacional - e ainda havia opção de parcelamento.

Comprar através de agência gerou uma apreensão desnecessária pra nós porque comprando assim fica mais difícil gerenciar a reserva diretamente no site da empresa, como acontece quando você faz a compra 'logado' no canal oficial. Itens como reserva de assento, mesmo pago e check-in online saem de cena.

Apesar dessa impossibilidade, o dia da viagem chegou e os voos ocorreram normalmente, com o serviço da classe econômica ocorrendo exatamente como descrito no site da empresa. Aviões com aspecto de novo (ou renovados), decolando pontualmente no Brasil e na volta em Frankfurt.

Logo depois meus pais também embarcaram com a Condor para passar o Natal aqui em casa. Na ida, tudo maravilhoso. Avião com mesmo aspecto de novo, telas individuais, e eles ainda pagaram um pouco mais caro pela Premium Economy, afim de um pouco mais de conforto. Pousaram elogiando bastante a companhia.

Já no retorno, pouco mais de 20 dias depois, soubemos no balcão do check-in que, a princípio, o voo Frankfurt - Recife, que sairia às 9h da manhã, só iria decolar às quatro da tarde. Uma hora depois soubemos que o voo fora cancelado e só decolaria no dia seguinte. Meus pais e meu irmão, assim como os demais passageiros, foram acomodados em um hotel da região do aeroporto de Frankfurt, com todas as refeições incluídas, porém sem as bagagens (já despachadas no momento do check-in), no dia seguinte, um ônibus recolheu todos os passageiros no hotel e os deixou no aeroporto. Depois de algumas alterações, o voo estava reprogramado para partir ao meio dia. O embarque foi feito em uma aeronave velha, sem divisão de categorias e sem os diferenciais pagos no momento em que eles adquiriram um bilhete na Premium Economy. Para completar a história, houve um tumulto dentro do avião, passageiros quiseram desembarcar, as malas tiveram que ser localizadas e retiradas, o que gerou um novo atraso. Enfim, às três da tarde, o voo Frankfurt - Recife da Condor partiu com um total de 30 horas de atraso.

Sem muita informação e sem pedidos de desculpas, a empresa deu por encerrado o serviço no pouso em Recife com a entrega de uma folha, em alemão, dizendo que a chegada do passageiro com atraso se deu por responsabilidade da empresa.

Desde esse dia começamos a observar, nos registros online via www.flightradar24.com, que esse voo e os outros dois para o Brasil ficaram com problemas crônicos, sempre atrasando ou sendo cancelados com as aeronaves tendo suas rotas "alternadas" para outros aeroportos durante o voo, o que pode indicar alguma emergência.

Foi aí que percebemos que as rotas para o Brasil, neste período, estavam sendo operadas em dois aviões Boing 767 da Thomas Cook airlines, com cerca de 20 anos de operação cada um, e não em aviões da frota da Condor - mais novos e/ou renovados. Esta diferença é sutil, mas aparece na hora da busca de passagens. Pra resumir, se aparece opção de Classe Business no seu voo, é um avião Condor, caso contrário, é um avião Thomas Cook, veja:

VOOS operados pela Thomas Cook:



VOOS operados pela Condor (voltam a aparecer no site a partir de 25 de abril de 2017):


Apesar de tudo, mesmo sabendo que estava comprando um voo operado pela Thomas Cook, prezei pela praticidade do voo direto e comprei a minha passagem para vir passar o carnaval no Recife, torcendo para que, mesmo com atraso, meu voo saísse. Fiz uma mochila como mala de mão com pijama, pasta de dente, escova, barrinha de cereal... pronta para passar uma noite num hotel. Para minha surpresa, ao chegar no aeroporto de Frankfurt, descobri que o voo estava programado e, aparentemente, sairia no horário. O check-in foi feito no balcão e, como minha passagem não permitia marcação de assento, só consegui janela na última fileira do avião. Vou falar que foi uma ótima opção, como se trata de um voo diurno e, ao que parece, tem mais criança que o normal, os pequenos e seus pais ficam amontoados mais no início do avião, tornando as últimas poltronas lugares mais calmos e silenciosos.

Na turma do fundão

Como eu já sabia que o avião que operaria o voo era o 767 antigo fui preparada para enfrentar 10 horas de voo com meu kit viagem. Afinal de contas, ninguém merece tela coletiva de avião e som ruim, né? Netflix offline, fone de ouvido e bateria extra para o celular salvaram meu dia.
O voo saiu rumo a Recife com meia hora de atraso, mas foi tudo muito tranquilo. Todo mundo em clima de férias, comissários simpáticos e muito cordiais e um serviço de bordo satisfatório. Na classe econômica não são servidas bebidas alcoólicas, essas são adquiridas a parte com os próprios comissários. De forma extraordinária, nesse voo, além de sucos, água e refrigerante, foram servidos vinhos branco e tinto e cerveja. Como refeição, após a decolagem, foi servida uma massa à bolonhesa, salada, pão, queijo e sobremesa. Duas horas antes do pouso, veio uma bandeja fria com maionese de batata, frikadele, brezel e sobremesa. Novamente, mais bebidas foram servidas. No fundo do avião, água e café à disposição. Também havia uma garrafa d'água em cada poltrona.

Após a decolagem, no voo Frankfurt - Recife, refeição quente

Duas horas antes do pouso no Recife, uma refeição fria e leve

Voo Condor pousando no aeroporto internacional do Recife

No retorno de Recife a Frankfurt o avião já saiu da Alemanha contabilizando 3 horas de atraso. Isso se refletiu no pouso em Recife e já no check-in o atraso informado era de 2 horas mas com a compensação de um voucher de alimentação no valor de R$35,00 para uso exclusivo em uma das lanchonetes do aeroporto. Nem preciso comentar como estava a situação da lanchonete tentando atender 300 pessoas. Inviável entrar nessa fila/roubada.

O serviço de bordo foi idêntico ao da vinda, sendo o avião o mesmo inclusive. A diferença do voo de volta fica mesmo no horário, que sendo noturno, inibe um pouco a movimentação dos outros passageiros.

O voo chegou em Frankfurt com 2 horas e 15 minutos de atraso em relação ao horário e os passageiros desembarcaram 30 minutos depois.

O atendimento da Condor é bem impessoal, inclusive nas suas contas do Twitter @Condor e @CondorCares

A única alternativa para passageiros que se sentem prejudicados é registrar uma reclamação no site da empresa, neste linkVariando de caso a caso, a empresa é obrigada a se posicionar e até ressarcir financeiramente os passageiros. Se esse é o seu caso, corra atrás! Vale ressaltar que eles só atendem se você escrever em inglês ou alemão, o que acho um absurdo sem tamanho.



Pra concluir diria que as experiências recentes com a Condor para o Brasil foram bem inconstantes, quase como uma loteria. Não vou ficar feliz se, voluntariamente, passar de novo pelo stress da incógnita desse voo. Não que a cia aérea seja ruim, ela é satisfatória - quando dá tudo certo.

Organize a sua viagem com o Raphanomundo



Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

27 Comentários

  1. Já fiz o vôo Salvador /Frankfurt e ocorreu tudo o, inclusive com direito a vinho branco e tinto.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, Aninha. A gente segue contabilizando boas e más experiências com a cia. Espero que, no fim, as boas ganhem ;)

      Excluir
    2. Bom dia! Alguém poderia me responder, por que a Condor não está fazendo mas vôos direto para Salvador?

      Excluir
  2. Viajei em fevereiro no voo Fortaleza-Frankfurt-Recife. Na ida o voo saiu no horário mas na volta houve um atraso de 4 horas e a empresa não explicou motivo. As aeronaves eram antigas sem TV individual e sem nenhum entretenimento. Depois constatei que esse voo vem tendo muitos atrasos e cancelamentos...infelizmente. Luciano Vieira 24/04/2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luciano. Esse voo vem apresentando esses contratempos desde do início do ano. Torço para que tudo se normalize o mais rápido possível, pois é uma ótima opção para quem quer sair da Alemanha/Europa para o Nordeste sem ter que ir para o Rio ou São Paulo. Obrigada por compartilhar sua experiência com a Condor.

      Excluir
  3. Olá Rafha. Sou de Recife também e estou planejando uma viagem com minha filha ano que vem e estou com uma dúvida com relação aos assentos. Como sou a única financiadora do projeto, preciso economizar nos detalhes e queria saber como se dá a distribuição dos assentos para quem não pagou pela reserva antecipada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adayr, os assentos são atribuídos no momento do check-in. Se você está viajando com outros passageiros, normalmente vocês são colocados juntos. Para garantir uma maior probabilidade de sentar juntos, chegue com antecedência ao aeroporto!

      Excluir
  4. Obrigada Rapha. Na verdade quem escreveu a pergunta fui eu, Teresa, mas estava logada na conta de meu marido Adayr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Teresa! Se precisar de mais alguma informação não hesite em me escrever!

      Excluir
  5. Boa noite,
    Estou planejando ir a Berlim em janeiro/fevereiro de 2018, partindo de Fortaleza. Fazendo uma pesquisa, vi que a Condor tem a opção mais barata avião+trem (ida) e trem+avião (volta). No entanto, não consegui encontrar mais informações, haja vista que terei de desembargar, ir pra estação de trem etc.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrício! Quais informações você precisa?
      Provavelmente você desembarcará em Frankfurt e de lá seguirá até Berlim de trem. A estação de onde partirá o trem é convenientemente embaixo do aeroporto. Tendo tempo hábil me parece uma ótima forma de seguir viagem na Alemanha.

      Nesse post sobre o voo com a Lufthansa temos uma experiência semelhante, dá uma olhada: http://www.raphanomundo.com/2013/05/voando-lufthansa.html

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Rapha, boa tarde.

    Comprei minha passagem pela Condor Recife-Frankfurt-Recife, mas irei fazer uma escala em Fortaleza, de Recife para Fortaleza irei pela Azul. Tu sabe como fazer esse checkin? Vi que o horário de ida da passagem que comprei alterou para o programado pela azul, coisa d 20 minutos. É normal isso?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Você vai fazer o seu check-in normal no balcão da Azul para o voo entre Recife e Fortaleza, onde deverá ser impresso seu cartão de embarque para os dois voos e a sua bagagem será etiquetada até o destino final, Frankfurt. Lembre de chegar com no mínimo 1 hora e meia de antecedência. A Alteração de horário pode ocorrer sim, só viria a ser preocupante se o seu tempo de conexão em Fortaleza for curto. Se não, não vai haver prejuízo.
      Espero ter ajudado, boa viagem!

      Excluir
  7. Olá Rapha!

    Meu filho voltara6de um intercâmbio e comprei a passagem de volta Londres - Recife pela Condor.O avião de Londres será operafo pela Lufthansa e fará uma conexao em Frankfurt onde haverá a troca de avião para Condor, num intervalo de 1h30. Tenho muitas dúvidas: se ele terá que retirar a bagagem;e despacha-la, onde fará a imigração,e a distância entre os terminais de desembarque da Lufthansa e embarque da Condor. Agradeceria muito sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna,

      para informações mais precisas que respondam suas dúvidas, é sempre bom entrar em contato direto com as Cias aéreas/aeroportos em seus canais de comunicação ou com seu agente de viagem, já que o que sabemos com base na nossa experiência pode não representar os procedimentos mais atuais e/ou assegurar nada, ok?

      Como ambas Lufthansa e Condor operam no Terminal 1, é provável (mas não garantido) que seu filho não precise fazer mudança de Terminal. Já no desembarque de seu voo vindo de Londres ele deve procurar um funcionário Lufthansa para pedir orientações sobre sua conexão (isso é muito importante em caso de atrasos, pois assim ele receberá suporte para chegar ao próximo portão se houver pouco tempo). Caso não haja ninguém, deve procurar um painel onde ele poderá checar a informação atual do próximo voo da Condor e ver de que ala/portão partirá - as alas no Terminal 1 em Frankfurt são identificadas pelas letras A, Z, B ou C e o número que segue é o portão, por exemplo, B45. O tempo entre portões está indicado nas sinalizações: assim que souber o portão (pelo painel) ele precisa procurar nas placas a direção certa e vai saber o tempo necessário pra chegar lá (5, 10, 15 minutos, etc).
      Como seu filho virá de Londres e em seguida viajará ao Brasil, existe a possibilidade de não passar pelo controle de passaporte, já que, em teoria, ele não precisa ingressar a zona Schengen (neste caso ingressar na Alemanha) para realizar a conexão dos voos. De um jeito mais claro, no melhor dos casos poderia acontecer de ele desembarcar num portão e o próximo voo estar embarcando no portão do lado, sem necessidade de passar por nenhum controle.
      Em relação à bagagem, elas devem ser etiquetadas até o destino final no Brasil e ele só deverá recolhê-las e reembarcá-las se for realizar uma conexão em Recife.

      Em toda viagem e por mais experiente que você seja, é importante ouvir as instruções dos funcionários, pois as regras e procedimentos estão sempre mudando. Ficar muito atento sempre e procurar ajuda imediatamente se tiver dúvidas ou estiver perdido.

      Uma informação útil: Em Frankfurt é possível conectar-se ao Wifi sem custos fazendo um rápido registro. Deixe-o avisado pois assim ele poderá dar notícias a você.

      Esperamos ter ajudado!

      Excluir
  8. Muitíssimo Obrigada! Passaremos alguns dias de Março em Frankfurt. Já vou dar uma volta com ele no aeroporto. 😊

    ResponderExcluir
  9. Ola! fiz uma reserva de voo e depois ao consultar o site diz reserva de assento e um determinado valor, caso eu nao faça a reserva de assento, deverei pagar por um assento, na classe economy?

    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André! Não, você não precisa pagar pelo asento na classe econômica. Ele será atribuído a você no momento do check-in. Caso você deseje escolher onde sentar antecipadamente, aí terá que pagar um valor pela reserva do assento. Espero ter ajudado!

      Excluir
  10. Oi, Rapha. Em novembro vou viajar para Taiwan com vôo Fortaleza - Frankfurt, chegando às 7:05h, no terminal 1. O problema é que precisarei retirar malas para despachar nom novo vôo (não é conexão), que sai do terminal 2, às 10:40h. Minhas dúvidas: Precisarei passar pela imigração, já que não vou ficar na Europa? Será que dá tempo de despachar bagagem e embarcar tranquilo, passando pela imigração? O que posso fazer para acelerar esse processo?
    Agradeço muito se puder me guiar, pois isso está me deixando sem dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Pelo que descreveu, você está diante de uma situação que é, pelo número de variáveis envolvidas e riscos, um grande desafio e, infelizmente, você por conta própria terá quase nenhum poder para fazer dar certo.

      A razão disso é o fato de você ter emitido tickets separados para os seus voos e apenas 3h35 de intervalo entre os horários agendados para pouso do primeiro e decolagem do Segundo voo.



      Respondendo às suas perguntas, para realizar voos separados você terá sim que passar pela imigração. Neste caso, duas vezes. Uma no desembarque para dar entrada na Alemanha e outra no posterior embarque, para sair da Alemanha e seguir para Taiwan.



      De forma detalhada, a sequência que você precisará cumprir entre desembarque e embarque é a seguinte:

      1. Desembarcar do avião

      2. Seguir para controle de passaporte (imigração)

      3. Passar pelo controle/entrevista – Lembrando que o critério para ingresso no país com passaporte brasileiro, mesmo para trânsito, tem que ser respeitado: Meios de subsistência, passagens de volta, Seguro de viagem, reservas de acomodação/passeios/eventos/congressos etc, passaporte válido por no mínimo 6 meses após data de retorno além dos meios para ingresso em Taiwan, como visto e outros que você deve já conhecer.

      4. Seguir para Retirada de bagagens

      5. Coletar bagagem

      6. Seguir para Saída/desembarque

      7. Procurar sinalização para o SkyLine/Terminal 2 – O SkyLine é o transporte (uma espécie de metro) entre os terminais 1 e 2. A sinalização indicará o local de embarque mais próximo, pois no terminal 1 há duas estações, nos Halls A e B.

      8. Ir até o Terminal 2 (SkyLine para entre Halls D/E)

      9. Seguir até o Check-in da próxima Cia Aérea

      10. Despachar bagagem

      11. Seguir para embarque

      12. Passar pelo controle de segurança/Raio-x

      13. Passar novamente pelo controle de passaporte

      14. Seguir para porta de Embarque

      A questão do tempo é extremamente difícil de responder, por causa dos riscos. O primeiro deles é se o primeiro voo partirá e pousará sem atrasos. Se este voo sofrer atraso superior a 1h em Fortaleza, não haveria tempo hábil.

      Se o voo sair no horário e/ou chegar com alguma antecipação, é um cenário mais otimista, mas levaria à próxima questão, que seria confirmar o horário de fechamento do check-in do seu Segundo voo. Se for 1h antes do horário de embarque, ok. Mas se for 2h antes, da mesma forma, não haveria tempo hábil.

      Em resumo, não importando o motivo pelo qual emitiu tickets separados, você tem, na nossa opinião, três formas de lidar com a situação:

      1) Se confirmada a questão do fechamento do check-in 1h antes, arriscar realizar os voos como estão. O risco aqui é alto, mas não impossível. Se tudo der certo, sem atrasos ou contratempos, ótimo.

      IMPORTANTE, ter neste caso meios para, caso o tempo não seja suficiente, assumir multa/alteração do voo perdido mais acomodação em Frankfurt até a data do próximo voo (que pode ou não ser no dia seguinte).

      2) Fazer uma cotação de alteração do seu segundo voo para o mesmo dia mais tarde, se houver, ou preferencialmente pro dia seguinte, também caso haja. Se essa alteração for mais vantajosa do que a multa por perder o voo em Frankfurt (no-show), essa seria a opção mais segura/recomendável.

      3) Para o caso de você precisar chegar a Taiwan na data que está planejada agora, seria o caso de considerar chegar a Frankfurt um dia antes. Como o Voo da Condor não é diário (atualmente apenas sextas e domingos), teria que estudar melhor essa possibilidade.

      Espero ter ajudado e desejamos desde já que tudo dê certo na sua viagem!

      Excluir
  11. comprei uma passagem recife/frankfurt com conexao em fortaleza. o voo em fortaleza parte as 23:00 e o voo recife/fortaleza tem chegada prevista para as 21:10. é muito acurto esse tempo de conexao? é melhor trocar para um voo mais cedo? lembrando que comprarei meu ticket direto no site da condor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tempo de conexão é suficiente. Em caso de atraso a própria companhia se responsabiliza. Boa viagem!

      Excluir
  12. Vou de Recife parA Frankfurt com conexão em Fortaleza com duas horas de conexão consigo chegar a tempo

    ResponderExcluir
  13. Olá! Preciso de informação. Estou indo pra Frankfurt em Julho pela condor. Salvador/ Recife/ Frankfurt. Chegando em Frankfurt o que devo fazer já que o celular n funcionará para me comunicar com quem me aguardará. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não há com o que se preocupar, o aeroporto de Frankfurt oferece wifi gratuito ilimitado. Basta procurar a rede "Frankfurt-Airport" e seguir os passos para se conectar. Caso você não consiga comunicação, a pessoa que te espera do lado de fora tem como saber através dos painéis no aeroporto que seu voo chegou e em qual portão você vai sair. Desembarque tranquila do avião, siga a sinalização para o controle de passaporte, após esse procedimento, retire sua bagagem da esteira (o número do seu voo fica sinalizado na esteira correspondente) e siga as placas de saída. Espero ter ajudado! Boa viagem :)

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem