Trending

Pousada Tabajuba | Hospedagem pé na areia em Porto de Galinhas

Antes de me jogar no carnaval de Olinda e Recife meu pai resolveu me levar para um banho de mar em Porto de Galinhas. Há muito tempo eu não visitava o balneário pernambucano e nada mais sugestivo do que a possibilidade de sombra e água fresca no meio de um verão com temperaturas escaldantes. Para tanto, meus pais fizeram questão de me levar numa pousada que eles já conheciam e gostavam bastante. 

Pousada Tabajuba já agrada de cara pela tranquilidade, passando a área da recepção o que vemos é uma bela piscina de frente para o mar. A música ambiente é agradável e só é ofuscada pelo barulho das ondas. Tudo parece perfeitamente integrado com a natureza ao redor, as pitadas de cores ficam por conta das placas coloridas da já conhecida artista Val Amorim. Difícil não se apaixonar à primeira vista. 



Gastronomia e diversão em Porto de Galinhas

Chegamos bem cedo, fora do horário do check-in, mas fomos convidados a começar a curtir a área da piscina, equipada com mesas, espreguiçadeiras e redes. Convite, esse, irrecusável. Tomamos uma água de coco bem gelada para refrescar e, assim que o bar/restaurante começou os trabalhos, partimos para os drinks e petiscos – caipirinhas e caipiroscas muito bem feitas, além de comidinhas deliciosas, destaque para o camarão crocante e seus molhos de acompanhamento, maravilhoso. Um dos diferenciais da Tabajuba é justamente ter um restaurante que funciona desde às 11 da manhã até às 9 da noite com um cardápio bacana, que vai desde petiscos, passando por sanduíches, pratos individuais e refeições para compartilhar. 




Ficamos muito à vontade com esse serviço sem ter que, necessariamente, procurar um lugar para comer em Porto de Galinhas.  Durante a tarde, como todo bom anfitrião, a pousada convida para um bolinho com chá ou café, uma cortesia que a gente aprecia demais. Vale salientar que o restaurante é aberto ao público, ou seja, mesmo que você não esteja hospedado por lá, pode conhecer parte da estrutura e da cozinha visitando o restaurante. Às quartas e sábados a Tabajuba oferece música ao vivo aos seus hóspedes, na ocasião, tivemos um excelente show de voz e instrumentos de corda. Sei também que há um forrozinho pra quem gosta de balançar o esqueleto.



A cerca de 2,5km do centrinho de Porto de Galinhas, a Pousada Tabajuba encontra-se numa posição estratégica, não muito longe do agito da área comercial de Porto – um táxi para lá não ultrapassa os 15 reais –, mas distante na medida certa para proporcionar aos hóspedes aquela sensação de tranquilidade, de casa na praia, sabe? A pousada não tem estrutura para crianças, aceitando apenas visitantes a partir dos 12 anos, medida essa que corrobora o clima aprazível de sombra e água fresca que muitos viajantes buscam em férias pelo nordeste brasileiro. O mar em frente à pousada não é dos mais calmos, mas ficando no rasinho e respeitando a força da natureza, é possível dar mergulhos revigorantes. 

Quarto com vista para o mar em Porto de Galinhas

Por falar em repor energias, vamos falar do quarto da Pousada Tabajuba. Fiquei hospedada unidade 12, no primeiro andar e sua arquitetura é simples, sem firulas, com decoração rústica praiana, com um bom espaço, cama de casal com colchão firme, sem sinais de desgaste, roupa de cama limpa e cheirosa, quatro travesseiros, além de frigobar, ar condicionado, ventilador de teto, chuveiro elétrico, amenities simples e uma varanda com uma vista encantadora. 



Aliás, acordar cedinho – depois de uma noite embalada pelo som do mar – é uma das dicas que dou para melhor aproveitar o dia em Porto de Galinhas. Ver o sol nascer da varanda foi um dos momentos mais bonitos desses dias de férias no Recife. Aproveitei para dar uns mergulhos antes mesmo do café da manhã ser servido. Experimente também. E depois volte aqui pra contar como foi. 

Café da manhã em Porto de Galinhas (ou pro dia nascer feliz) 

E já que falamos em café da manhã, o da Tabajuba – incluso na diária de R$340,00, o casal – é servido numa sala climatizada de frente para o mar, tão rústica quanto charmosa. Os itens estão dispostos em estilo de buffet, mas tapiocas e ovos podem ser feitos na hora por funcionários que esbanjam simpatia. Não deixe de provar as frutas e os sucos da região, além de comidas típicas como beiju, bolo de rolo e doces artesanais. 




Na parte quente, não esqueça de dar cartaz ao cuscuz, à carne de sol, à macaxeira e aos outros itens que aparecem de acordo com o dia. Duvido que, depois de se fartar com um café da manhã regional, seu dia não fique mais colorido. O meu ficou.



Obrigada, painho e mainha, pelos dias incríveis, pelos mergulhos e pelo amor. Até o nosso próximo encontro!

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

4 Comentários

  1. Fiquei na Tabajuba quando estive em Porto de Galinhas uns anos atrás, adorei!! E aconteceu uma coisa bem legal; no nosso penúltimo dia lá eles nos convidaram pra passar a última diária na outra pousada deles, a Tabapitanga que também é muito amor... O atendimento nas duas é incrível, a comida... Êta saudade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia saber disso, Marcela! Bom saber que a pousada-irmã é tão boa quanto. Obrigada por vir aqui comentar! :)

      Excluir
  2. Parabens minha mocinha, lindas fotos ,maravilhoso texto.
    Sabia q vcs iriam gostar.
    Foram dias incriveis mesmo.
    Ja estamos programando as proximas ferias,kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mãe! Logo estaremos juntos de novo para mais dias incríveis. Amo vocês <3

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem