Trending

Eslováquia | Um roteiro pela Street Art de Bratislava

Montando o nosso roteiro de 24 horas na capital da Eslováquia me deparei com a possibilidade de caçar algumas artes de rua, e isso para mim foi uma surpresa, pois não imaginei que Bratislava teria uma cena de grafite tão forte. Não só tem, como a cidade tem áreas designadas para a prática “legal” da arte – uma vez que ainda existem pessoas que veem o grafite como vandalismo, espaços protegidos fazem todo o sentido.


Mas Bratislava foi além desses espaços e desde 2011 celebra o Bratislava Street Art Festival, onde os visitantes podem ver murais e outros trabalhos sendo desenvolvidos, bem como vivenciar um pouco da cultura da qual a Street Art faz parte, através da música e de performances espalhadas pela cidade. 

O festival dura 3 dias e geralmente acontece durante o mês de junho, nesse período toda a comunidade que apoia a arte de rua como expressão artística tenta mostrar que o grafite pode significar regeneração e, porque não, o embelezamento de uma cidade. O fato é que os murais e outros trabalhos menores em tamanho (e não em magnitude) dão um colorido especial à capital eslovaca, transformando Bratislava numa galeria a céu aberto, cheia de personalidade.




Durante nosso dia em Bratislava vimos 5 murais e uma intervenção, que estão relativamente perto um do outro, abaixo indico os endereços para você também ver esses trabalhos durante a sua visita por lá. Ah, como a “galeria” da arte de rua é a cidade, um organismo vivo e dinâmico, pode ser que esses trabalhos desapareçam da mesma forma que surgiram. Então, como referência, deixo claro que os murais que ilustram esse post foram vistos em abril de 2019. 



Mural de Fin Dac, “Veľké Oči” ou Olhos Grandes em português, está na região da Kamenné námestie, mais precisamente no estacionamento da rua Dunajská.



Mural de Fat HEAT, ASLEEP, feito especialmente para o Bratislava Street Art Festival de 2016, está na Kamenné námestie.


Atualizado em dezembro/2019 - Esse mural encontra-se coberto por mantas de obra

Mural de Millo, Learn to Fly, desenvolvido para a edição do ano passado do Bratislava Street Art Festival. Quem curte o estilo do italiano Millo, e quer ver o trabalho dele em outros lugares, o próprio artista mantém um mapa online com localização das suas artes. Nós vimos outro mural dele em Vilnius, outra capital europeia com cena de arte de rua pulsante. 



Mural de CART 1, "Street art Corp. EGO / VANITY”, encontrado nas imediações do mesmo estacionamento do primeiro mural, mas na saída da rua Rajská, esse trabalho colore a cidade desde 2017.


Mural dos artistas DAOR & DANO, na frente, e ao fundo, a intervenção na fachada do Hotel Kyjev pelo fotógrafo Lousy Alber, que foi alvo de críticas, mas que hoje é considerada uma das maiores obras de Street Art da Eslováquia.



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem no Booking.com

Compare os melhores preços e contrate seu Seguro Viagem


Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem