Trending

Piscina pública ao ar livre em Berlim

Publicado em 01/02/2022 e Atualizado em 12/05/2023

Quem vê o inverno escuro, frio e molhado aqui da Alemanha nem imagina que o verão possa ser bem quente por essas bandas. Quando eu falo que faz calor aqui as pessoas chegam a desconfiar, mas nos últimos anos as temperaturas bateram recordes no país e os termômetros chegaram à marca dos 40 graus celsius provando que o calor aqui não é brincadeira. 

É verdade que o verão tem data pra acabar e nem sempre o calorão dura, mas quando ele aperta a gente dá um jeito de refrescar, seja visitando algum lago, molhando os pés numa fonte, indo atrás de uma cachoeira… ainda não conheci a região litorânea da Alemanha, mas sei que as praias também são uma opção excelente para quem segue até o norte do país, porém esse texto é para falar de um caminho que até pouco tempo eu nem considerava uma possibilidade: as piscinas públicas. 



Entre julho e agosto de 2011, pico do verão aqui na Europa, passamos um mês em Berlim. E nessa época a gente tinha sede de conhecer cada cantinho da metrópole alemã, não nos preocupamos com o calor ou com opções alternativas de turismo na cidade. A ideia era conhecer muito bem o básico. E assim o fizemos. 


Verão escaldante em Berlim 

Dez anos depois, voltamos à capital alemã em mais uma visita, no final do verão de 2021, e, por causa da pandemia, buscamos apenas passeios ao ar livre em Berlim, se possível, nos arredores do nosso hotel, para fazer tudo caminhando. Com base nesses critérios pude visitar um dos lugares que, desde que tomei conhecimento da existência, entrou na bucketlist de Berlim, a Badeschiff, uma piscina pública, flutuante, no meio do rio Spree. 


Mas para conhecer essa piscina pública, era preciso ter sol, calor, disponibilidade (e sorte). A pandemia alterou um pouco a forma de visitação do balneário, enquanto nos outros anos era só chegar, pagar a entrada e desfrutar. Nos anos pós-pandêmicos, é preciso reservar online com antecedência a visitação e escolher o dia em que você irá curtir por duas horas essa piscina pública pitoresca em Berlim e em 2023 a visitação da Badeschiff Berlin continua do mesmo jeito.

Por isso, pode ser que no dia para o qual você fez a reserva prévia, o tempo mude e não há como alterar ou cancelá-la. De qualquer forma, não dá para comprar a entrada com muita brevidade, eles abrem cerca de 3 dias antes, então dá pra contar com uma pitada de sorte e acompanhar os aplicativos de previsão do tempo. Minha reserva foi para uma sexta-feira, das 15 às 17 horas e custou 7 euros por pessoa (em 2023, o ingresso custará 8 euros). 



Visitando uma piscina pública em Berlim na pandemia 

Nós demos sorte e foi uma tarde de sol daquelas, quase sem nuvem no céu. Fomos caminhando do nosso hotel, que ficava na outra margem do rio, até a piscina. Na época da nossa visita, já estávamos com duas doses de vacina e, para entrar na área do balneário, era preciso estar vacinado ou apresentar um teste negativo feito até 48 horas antes da visitação. Em 2023 não há mais exigências 

Badeschiff Berlim lotada num verão pré pandemia - Foto: Pixabay

Não sei como será na temporada do verão de 2022, mas nos anos anteriores, 2020 e 2021, eles controlaram a quantidade de gente no ambiente, então estava bem agradável, com espaço suficiente para distanciamento, inclusive dentro da piscina, que tem 32 metros e meio de comprimento, por 8 metros e vinte de largura. A área toda é um grande píer às margens do rio Spree com espreguiçadeiras espalhadas por toda a extensão, há também um espaço com areia – pra gente ter aquela sensação de praia –, um bar servindo bebidas geladas, lockers para guardar roupas e itens de valor, além de banheiros. 

Uma piscina em Berlim só pra mim

A sensação de estar numa piscina flutuante, no meio de um rio, em pleno verão em Berlim é indiscritível. Só sei que recomendo demais a experiência e quero repetir a dose. Vem, verão! 

SERVIÇO 

📍Eichenstraße 4, 12435 Berlin

⏰ As janelas de visitação são: 10:00 – 12:00, 12:30 – 14:30, 15:00 – 17:00, 17:30 – 19:30

🚇 Metrô mais próximo: U Schlesisches Tor | S Treptower Park

🤑 8,00 euros por pessoa

❗❗❗A temporada de 2023 começa hoje, 12 de maio e, para essa inauguração, existe uma programação especial. Entre hoje e domingo a piscina funcionará das 12h às 16h, bem como o bar. Para esse período não é preciso reservar ingresso, basta aparecer! 


Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem