Trending

Os três lagos mais bonitos da Alemanha

Com a queda dos casos de Covid-19 e o aumento do número de vacinados culminando com a chegada do verão aqui na Alemanha, volta a ser possível, com cuidado, planejar uns passeios ao ar livre. 

Apesar de já ser permitido viajar dentro da Europa (leia aqui sobre o cartão de vacinação digital alemão), ainda não acho seguro entrar em um avião sem a segunda dose da vacina, por isso a ideia é visitar lagos, parques e cidades menores aqui na Alemanha durante esse verão. Em tempo, turistas vindos do Brasil continuam proibidos de entrar no país (veja aqui quais são as regras vigentes para entrada de brasileiros na Alemanha).

Nem bem começou – oficialmente a estação mais quente do ano começa em 21 de junho –, mas o país já enfrenta sua primeira onda de calor enquanto escrevo esse texto. Os termômetros passarão dos 30 graus em algumas regiões do país ainda essa semana. 

E para não perder nenhum segundo do tão aguardado verão, conto aqui qual é o nosso passeio preferido nessa época do ano (desde o ano passado, que foi quando descobrimos a delícia que é visitar um lago em um dia quente). A Alemanha tem lagos muito aprazíveis espalhados por várias regiões do país, que além de paisagens bonitas, garantem um refresco durante o verão. Sei que para quem está acostumado com águas cristalinas e salgadas, enfrentar um lago de água turva pode ser um desafio, mas procurando bem, o país guarda lagos de águas límpidas, verdadeiros oásis, que não deixam a desejar em nada se comparados a uma praia. Enganam direitinho o mais desavisado dos visitantes. 


Aqui estão, na minha opinião, os três lagos mais bonitos (do sul) da Alemanha:

Bodensee | O nosso queridinho, a cerca de 170km de Stuttgart, o Lago Constança pode ser um verdadeiro oásis no verão. Com águas claras e azuis ele é um dos maiores lagos da Europa, fazendo fronteira com a Áustria e a Suíça. Várias cidades populosas, como Konstanz, Friedrichshafen e Lindau se encontram nas suas margens ou redondezas e há um sem fim de formas de aproveitar o lago, as mais comuns são: aluguel de barcos e pranchas de stand-up, passeios em balsas, parques, praias e clubes. Basta escolher o melhor ponto de chegada e procurar por um Strandbad nas redondezas, ali certamente você poderá esticar sua canga e curtir um bom dia de verão;



Walchensee | Um outro lago muito bonito que merece sua atenção fica na Bavária, a cerca de 80km de Munique. Conhecemos o Lago Walchen durante a viagem que fizemos de Campervan/Motorhome no verão do ano passado e ficamos impressionados com a beleza desse lago alpino, um dos maiores e mais profundos do tipo na Alemanha. Suas águas já são mais claras e mais frias que as do Bodensee e o vento em algumas partes do lago o deixa propício para a prática de Kite e Wind Surf, por exemplo. Não há grandes centros nos seus arredores, mas é possível encontrar alguma infraestrutura de hospedagem e alimentação. Estacionamento não é farto em todas as áreas, mas chegando cedo durante o fim de semana, acha-se vaga no que fica ao lado da SUKI, escola de surfe (6 euros, o dia, em junho/21). O gramado em frente ao lago não é muito extenso, mas dá para achar um lugar e montar seu acampamento para um dia de calor no melhor estilo alemão;



Eibsee | Por fim, falo do lago mais bonito da Alemanha (quiçá do mundo?) na minha humilde opinião. O Lago Eib também fica na Bavária, a 125km de Munique, e também é alpino, compartilhando essas características com o lago anterior, no entanto as semelhanças param por aí. O Eibsee é uma sensação nas fotos do instagram e é ainda mais impressionante ao vivo. Tentamos visitá-lo no verão do ano passado, mas não conseguimos chegar nem perto dele. Na alta temporada, os dois estacionamentos nos arredores do lago lotam rapidamente e a polícia chega a fechar a estrada e manda os visitantes darem a meia volta e retornar outro dia. Foi o que fizemos. Esperamos até um dia de sol de calor no final de maio desse ano para tentar visitar de novo e conseguimos. Na verdade a área fica disputada porque há a possibilidade de fazer dois passeios em um: visitar a Zugspitze, montanha mais alta da Alemanha, e conhecer o Eibsee, um dos lagos mais bonitos do mundo. 



Em tempos pandêmicos, apesar do teleférico que leva ao topo da montanha já estar em funcionamento, sugiro que o passeio de concentre apenas nos arredores do lago, onde você pode encontrar um lugar depois de uma breve caminhada e aproveitar o verão dentro de um cartão-postal da Alemanha.


Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem