Trending

Visitando os Mercados de Natal da Alemanha

Publicado em 20/10/2017
Atualizado em 16
/11/2022

Só em ouvir falar eu já era encantada pela tradição dos Mercados de Natal da Europa e  sabia que a Alemanha era um prato cheio para quem gosta da festa. Fora o Mercado de Natal de Paris (Marché de Noël), que já tive a oportunidade de visitar duas vezes, até o ano passado os da Alemanha ainda permaneciam um mistério pra mim. Mesmo vindo algumas vezes ao país, as datas nunca coincidiram e não tive a oportunidade de ver essa magia de perto. Agora moradora de Stuttgart há pouco mais de um ano, visitei alguns dos mais tradicionais Mercados de Natal (Weihnachtsmarkt) do país e posso engrossar o coro de que Natal na Alemanha é uma época mágica. 



O inverno passado foi fraco de neve, não tivemos o tão sonhado White Christmas, ou Natal Branco, aliás, aqui em Stuttgart a neve só caiu mesmo em janeiro, pós réveillon. Mas por si só o frio já confere um clima todo especial, o cheiro dos mercados é inconfundível, uma reconfortante mistura de especiarias e castanhas assadas que reconhecemos de longe, além do sabor marcante do glühwein, a versão alemã do quentão – bebida mais conhecida da metade pra baixo do Brasil. As barracas se dividem entre bebidas, comidas e artesanatos, tornando esse o momento perfeito para garantir umas lembrancinhas de fim de ano ou enfeites belíssimos para sua árvore de natal. Caso comprar não esteja nos seus planos, vale voltar pra casa pelo menos com uma caneca estilizada de vinho quente. Cada mercado faz a sua personalizada e é um souvenir interessante desses dias iluminados e (nem tão) quentinhos. 


🎄Mercado de Natal de Stuttgart

O maior e um dos mais antigos Mercados de Natal da Europa, aparece em registros documentados a partir de 1692, porém, especula-se que a tradição tenha começado por volta de 1507. Anualmente a capital do estado de Baden-Württemberg recebe cerca de 3,5 milhões de visitantes oriundos de outras partes da Alemanha e de outros países. O Stuttgarter Weihnachstmarkt tem 290 barraquinhas que preenchem o coração do centro histórico da cidade com o clima festivo das comemorações de fim de ano. E esses estandes têm cada vez mais motivo para se reinventarem a cada ano, é que um júri especializado escolhe e premia as bancas mais bonitas e bem decoradas de cada edição. 



Depois de 2 anos de pausa por causa da pandemia da Covid-19, em 2022 o Mercado de Natal de Stuttgart acontece entre os dias 23 de novembro e 23 de dezembro | segundas à quintas das 10 às 21, sextas e sábados das 10 às 22 e domingos das 11 às 21 | Para mais informações: http://www.stuttgarter-weihnachtsmarkt.de/en/


🎄 Mercado de Natal de Esslingen

Você pode até achar que mercado de natal é tudo igual, que viu um viu todos, mas aí eu te apresento o Esslinger Mittelaltermarkt & Weihnachstmarkt, ou melhor o Mercado Medieval de Natal de Esslingen. Vizinha a Stuttgart, Esslingen é conhecida pelo seu casario no estilo arquitetônico enxaimel, ou fachwerk, típico alemão. E é o centro histórico da cidade que tem pouco mais de 90.000 habitantes que serve de cenário para os 200 estandes desse mercado medieval. É incrível como parece que estamos percorrendo ruelas em plena Idade Média, atores e visitantes que entram no clima se vestem à caráter, deixam tudo ainda mais real. Só nos resta comer, beber e nos permitir voltar no tempo.




Já o Mercado Medieval de Natal de Esslingen, também parado por dois anos, em 2022 vai de 22 de novembro a 22 de dezembro | domingos à quartas, das 11 às 20:30, quintas a sábados, das 11 às 21:30, último dia de mercado, das 11 às 18 | Para mais informações: https://www.esslingen-marketing.de/weihnachtsmarkt-3

🎄 Mercado de Natal de Würzburg

Já Würzburg, na Baviera, estado vizinho a Baden-Württemberg, tem um Mercado de Natal que data dos idos de 1800. As 120 banquinhas do Würzburger Weihnachtsmarkt enchem as ruas do seu pequeno centro histórico – com suas construções góticas e barrocas – de luz e aromas deliciosos. Muitos dos objetos à venda nos mercados de natal europeus são artesanais e o próprio produtor está à frente do seu estande. Hoje há muita coisa vinda da China, mas procurando bem dá para encontrar artigos lindos, como brinquedos de madeira, sabonetes, malhas de tricô e mais uma infinidade de coisas. 



 👉 Leia também: 10 coisas para fazer em Stuttgart 



Em 2022 o Mercado de Natal de Würzburg vai de 25 de novembro a 23 de dezembro | segundas a sábados, das 10 às 20:30, domingos, das 11 às 20:30 | Para mais informações: http://www.wuerzburg.de/en/visitors/christmas-market/index.html

🎄 Mercado de Natal de Nürnberg

Finalizo meu relato de visitas de 2016 com o Mercado de Natal mais bonito que conheci, o Nürnberger Christkindlermarkt. A cidade de Nuremberg por si só já tem um charme todo especial, pois suas construções em estilo medieval foram reerguidas em cima dos resquícios originais da Idade Média e seu centro histórico ainda é cercado por uma muralha de pedra de 4km de extensão. Com uma história iniciada por volta de 1628, seu famoso mercado de natal parece ser maior do que realmente é, são 200 estandes que transformam ruas e praças da cidade. O ponto alto vai para a porção do mercado que fica ao pés da Frauen Kirche, ali também é montado um palco onde músicos tocam músicas natalinas e o clima desse mercado é encantador. Há, ainda, uma parte voltada só para as crianças, o Kinderweihnacht, com uma programação especial para os pequenos visitantes. E já que estávamos em Nürnberg, foi impossível não provar a sua famosa salsicha homônima. O burburinho ao redor da barraquinha de bratwurst é inconfundível, assim como o sabor da iguaria. 





Em 2022 o Mercado de Natal de Nürnberg vai de 25 de novembro a 24 de dezembro | todos os dias, das 10 às 21 | dia 24/12, das 10 às 14 | Para mais informações: http://www.christkindlesmarkt.de/


Get Your Guide



Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
SalvarSalvar
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem