Todo mundo que acompanha o blog já deve saber que eu sempre me aventuro na gastronomia do lugar que visito, né? E no Rio não foi diferente. Embora tivesse que viver umas 10 gerações para visitar todas as indicações que eu recebi, escolhi algumas e aprovei todas. Agora conto pra vocês como foi! 

Após a ida ao Corcovado, quando descemos, já estava na hora do almoço e decidimos ir comer no Café do Forte. O lugar é agradabilíssimo! Para quem gosta de mar e barulhino de onda, como eu, é o lugar certo. Foi uma das melhores refeições que já fiz  - muito mais pelo todo do que só pela comida em si. 

A vista feia da praia de Copacabana enquanto almoçava

Mesinhas à beira mar no Café do Forte

Mas a comida não ficou pra trás em hora alguma. Eles tem poucas opções para o almoço, diferente do café, que é o forte do lugar. Mesmo assim ficamos bem satisfeitos com as nossas escolhas. Eu fui de Escalopinho de Filé acompanhado de Arroz à Piamontese e Batata Rösti. E o marido foi de Bacalhau desfiado acompanhado de Arroz Branco e Purê de Batatas. Estava tudo muito gostoso e bem servido. Vale lembrar que para entrar no Forte de Copacabana é preciso pagar uma taxa de R$6,00 por pessoa. 

Escalopinho de Filé

Bacalhau Desfiado

Mais uma bela vista do Forte de Copacabana
Também nos foi indicado o tradicional Restaurante Berbigão especializado em Frutos do Mar. Fomos na filial da Rua do Catete, mas tem também em Niterói. Comemos um delicioso Camarão à Milanesa acompanhado de Arroz com Brócolis e Pirão de Peixe. Simplesmente deliciosa a comida de lá. Para abrir os trabalhos fomos de Chopp gelado e Bolinhos de Bacalhau. 

Outro que achamos por conta própria foi O Bom Galeto. Eles trabalham com um sistema bem interessante de galetos inteiros ou desossados na brasa. Basta escolher se vai querer com algum molho ou ao natural e os acompanhamentos. Dica: o Arroz Maluco de lá é uma delícia. O Chopp é gelado, do jeito que a gente gosta.

Fachada do Restaurante Garota de Ipanema
Para fechar com chave de ouro, nós fomos ao Garota de Ipanema por indicação do meu tio. Famoso por ter como seus frequentadores assíduos Vinícius e Tom Jobim (aguenta coração) o restaurante, que antes era o Bar Veloso, fica uma esquina da Rua Vinícius de Moraes no bairro de Ipanema. 

Chegamos lá por volta das 14:00 e fomos os últimos a pegar uma mesa. O lugar estava lotado, mas a mesinha para dois bem na janela estava nos esperando. Achamos o ambiente bem barulhento, mas o clima de praia e descontração faz com que isso não seja um grande problema, já para quem busca  tranquilidade eu não recomendo. 

Para começar eu fui de chopp e o marido foi de caipirinha. Como petisco escolhemos os Risoles de Camarão  e a sugestão de prato do dia era uma bela Feijoada. Tem como não amar? Quero me mudar pro Rio de Janeiro já!

Chopp gelado e Caipirinha no capricho

Risoles de Camarão para petiscar

Feijoada Carioca no ponto
Não podia passar por lá sem registrar a placa

SERVIÇO


Café do Forte: Praça Cel. Eugênio Franco, 1. Posto 6 Copacabana-RJ  Quando? 3ª a 6ª – de 12:00h às 16:00h – menu especial de almoço à la carte 3ª a domingo – de 10:00 às 20:00h;

Restaurante Berbigão: Filial RJ | Rua do Catete, 150. Rio de Janeiro. (fone: 21 - 2205-7245)  Filial Niterói | Av. bento Maria da Costa, 1275. Niterói. (fone: 21- 2715-4344);

O Bom Galeto: Barra da Tijuca | Av. Olegário Maciel, 365 – Loja A

Garota de Ipanema: Rua Vinícius de Moraes, 49. Ipanema - Rio de Janeiro.



SalvarSalvar