Trending

Onde comer no Rio de Janeiro

Todo mundo que acompanha o blog já deve saber que eu sempre me aventuro na gastronomia do lugar que visito, né? E no Rio não foi diferente. Embora tivesse que viver umas 10 gerações para visitar todas as indicações que eu recebi, escolhi algumas e aprovei todas. Agora conto pra vocês como foi! 

Após a ida ao Corcovado, quando descemos, já estava na hora do almoço e decidimos ir comer no Café do Forte. O lugar é agradabilíssimo! Para quem gosta de mar e barulhino de onda, como eu, é o lugar certo. Foi uma das melhores refeições que já fiz  - muito mais pelo todo do que só pela comida em si. 

A vista feia da praia de Copacabana enquanto almoçava

Mesinhas à beira mar no Café do Forte

Mas a comida não ficou pra trás em hora alguma. Eles tem poucas opções para o almoço, diferente do café, que é o forte do lugar. Mesmo assim ficamos bem satisfeitos com as nossas escolhas. Eu fui de Escalopinho de Filé acompanhado de Arroz à Piamontese e Batata Rösti. E o marido foi de Bacalhau desfiado acompanhado de Arroz Branco e Purê de Batatas. Estava tudo muito gostoso e bem servido. Vale lembrar que para entrar no Forte de Copacabana é preciso pagar uma taxa de R$6,00 por pessoa. 

Escalopinho de Filé

Bacalhau Desfiado

Mais uma bela vista do Forte de Copacabana
Também nos foi indicado o tradicional Restaurante Berbigão especializado em Frutos do Mar. Fomos na filial da Rua do Catete, mas tem também em Niterói. Comemos um delicioso Camarão à Milanesa acompanhado de Arroz com Brócolis e Pirão de Peixe. Simplesmente deliciosa a comida de lá. Para abrir os trabalhos fomos de Chopp gelado e Bolinhos de Bacalhau. 

Outro que achamos por conta própria foi O Bom Galeto. Eles trabalham com um sistema bem interessante de galetos inteiros ou desossados na brasa. Basta escolher se vai querer com algum molho ou ao natural e os acompanhamentos. Dica: o Arroz Maluco de lá é uma delícia. O Chopp é gelado, do jeito que a gente gosta.

Fachada do Restaurante Garota de Ipanema
Para fechar com chave de ouro, nós fomos ao Garota de Ipanema por indicação do meu tio. Famoso por ter como seus frequentadores assíduos Vinícius e Tom Jobim (aguenta coração) o restaurante, que antes era o Bar Veloso, fica uma esquina da Rua Vinícius de Moraes no bairro de Ipanema. 

Chegamos lá por volta das 14:00 e fomos os últimos a pegar uma mesa. O lugar estava lotado, mas a mesinha para dois bem na janela estava nos esperando. Achamos o ambiente bem barulhento, mas o clima de praia e descontração faz com que isso não seja um grande problema, já para quem busca  tranquilidade eu não recomendo. 

Para começar eu fui de chopp e o marido foi de caipirinha. Como petisco escolhemos os Risoles de Camarão  e a sugestão de prato do dia era uma bela Feijoada. Tem como não amar? Quero me mudar pro Rio de Janeiro já!

Chopp gelado e Caipirinha no capricho

Risoles de Camarão para petiscar

Feijoada Carioca no ponto
Não podia passar por lá sem registrar a placa

SERVIÇO


Café do Forte: Praça Cel. Eugênio Franco, 1. Posto 6 Copacabana-RJ  Quando? 3ª a 6ª – de 12:00h às 16:00h – menu especial de almoço à la carte 3ª a domingo – de 10:00 às 20:00h;

Restaurante Berbigão: Filial RJ | Rua do Catete, 150. Rio de Janeiro. (fone: 21 - 2205-7245)  Filial Niterói | Av. bento Maria da Costa, 1275. Niterói. (fone: 21- 2715-4344);

O Bom Galeto: Barra da Tijuca | Av. Olegário Maciel, 365 – Loja A

Garota de Ipanema: Rua Vinícius de Moraes, 49. Ipanema - Rio de Janeiro.



SalvarSalvar
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

10 Comentários

  1. caraca! eu preciso parar de vir no seu blog. esses posts culinarios é uma maldade para quem esta longe de casa (ja falei isso por aqui, não?). mas sério, minha sogra mora no Rio e sempre que vamos pra la comemos mal, simplesmente por não saber aonde ir. dai acabamos escolhendo sempre aqueles restaurantes de beira de praia pega turista sabeµ? com arroz requentado e preços altissimos! então, esse seu post sera guardado com muito carinho!!!!!

    :D

    ResponderExcluir
  2. hahahahah! pode continuar vindo que nos próximos dias não tenho planos de postar comida. restaurante pega turista é uó! ninguém merece. :*

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS, PRA UM POBRE MORTAL QUE MORA NA SUÍÇA FAZ TEMPO, É TORTURA DEMAIS VER UM POST DESSES!! :D

    Saudade do meu Rio, dos meus chopps, dos meus aperitivos, das minhas caipirinhas, das minhas feijoadas, dos meus sambas, do meu mar de copacabana.. uuhauhahuahua

    Deu até um aperto no coração, no fígado e no estômago agora!! :P

    Parabéns pelo trabalho no blog e vou torcer pra ganhar o livrooooooooooo

    PAZ! Michel
    www.rodandopelomundo.com

    ResponderExcluir
  4. Hahahahah adorei a reação, Michel! Realmente dá uma saudade danada de tudo quando estamos longe. Ajudarei no que for possível para diminuir essa saudade!

    Obrigada pela visita,

    :*

    ResponderExcluir
  5. Tô adorando o blog! Moro no Rio e não podia deixar de comentar aqui! Amo muito o Café do Forte, que é uma filial da tradicional Confeitaria Colombo no Centro do Rio (outro excelente programa a fazer por aqui..), por isso não havia tantas opções de almoço.. Se vier de novo, vá ao restaurante Vinícius, bem em frente ao Garota de Ipanema, e coma a melhor picanha da sua vida! Lá é bem mais calmo e tão tradicional quanto, os donos são os mesmos! E personalidades da MPB se reuniam por lá!
    Bjinhos e boas viagens!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita, Juliana! Achei o Café do Forte sensacional. E também vi o restaurante Vinícius, mas no sábado o Garota de Ipanema era o mais "tranquilo" entre os dois. Oportunidades não faltarão para eu conhecer cada vez mais o Rio. Foi paixão à primeira vista!

    :*

    ResponderExcluir
  7. A Colombo do Forte é um dos meus locais favoritos no Rio. Excelente post... fiquei com água na boca.

    ResponderExcluir
  8. É uma delícia de lugar! Aliás, que vontade de trocar SP pelo Rio, meu deus!

    Obrigada pela visita, Pedro!

    :)

    ResponderExcluir
  9. Lívia Freire13/08/2012, 13:16

    Quero ir tambééééém !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem