Trending

Sítio Roberto Burle Marx


Como disse no início da série de posts sobre o Rio de Janeiro, nessa minha última viagem tive a oportunidade de conhecer outros pontos turísticos além dos óbvios e amplamente divulgados. O Sítio Roberto Burle Marx foi um desses pontos novos para mim.

Situado na Barra de Guaratiba, numa área de 365 mil metros quadrados, o sítio tem uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo, são aproximadamente 3.500 espécies de plantas cultivadas e expostas aos visitantes.

O Sítio Burle Marx tem uma coleção de plantas impressionante
Pequenas surpresas da natureza
Uma das plantas mais bonitas: Trepadeira Jade

Durante a visita percorremos um trajeto com cerca de 2km de extensão contemplando, além desse imenso jardim, o Museu Casa de Burle Marx (onde ele viveu desde 1973 até sua morte, em 94), a Capela de Santo Antônio da Bica e o Ateliê Casa.

No Museu Casa nós encontramos vários objetos de arte colecionados ao longo da vida de Burle Marx, cerca de 3.125 peças, incluindo peças produzidas pelo próprio artista.

Uma das salas intactas do Museu Casa
Coleção de cerâmicas do Vale do Jequitinhonha
Capela de Santo Antônio da Bica - construção de 1681
Estátua de Burle Marx no seu ateliê
Escultura belíssima no Ateliê Casa
Arcos da estrutura do Ateliê Casa

O passeio é maravilhoso e, por volta de duas horas, ficamos cercados de verde e muita história. E história muito interessante, vale frisar. Para um viajante, a vida de Burle Marx, seu sítio e suas peças colecionadas ao redor do mundo são um prato cheio. Partindo de Copacabana o sítio fica a uns 45km de distância. Não é perto, é um passeio de meio dia, ou um dia inteiro se você quiser aproveitar outras opções da região. Todavia vale muitíssimo a pena. É daqueles passeios que a gente se desconecta e nem parece estar tão perto de uma das maiores cidades do país.

Numa subida do Sítio Burle Marx

Dica: Usar calçado confortável, levar água, repelente e protetor solar. Idosos devem ser alertados para o fato de que o percurso conta com algumas ladeiras. Não é permitida a entrada de lanches ou piquenique no sítio. 

SERVIÇO
Sitio Roberto Burle Marx
Onde: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba
Quanto: R$10,00 – Idoso paga meia / Crianças até 6 anos entram de graça
Quando: Todas as visitas são guiadas e  acontecem de terça a sábado, duas vezes ao dia, às 9:30 e às 13:30 - precisam ser agendadas previamente através do telefone: 21 - 2410-1412
Outras informações: http://sitioburlemarx.blogspot.com




>> O raphanomundo viajou a convite do RioCVB em parceria com a TAM Linhas Aéreas
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

2 Comentários

  1. Eneyde Maria Cavalcanti Freire29/12/2012, 17:58

    Dica anotada no caderninho de turismo. Muito obrigadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É LINDO demais, Dona Eneyde! Pena ser um pouco distante do Rio, mas vale bastante a pena a visita.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem