Trending

Grécia | 5 praias para visitar em Corfu

A Grécia foi o ponto de partida para começar a nossa viagem pelos Balcãs, visitamos Albânia, Montenegro e Croácia, mas para tanto, chegamos até Corfu num voo saindo de Colônia. Viajamos no final de setembro e o clima não poderia ser melhor, sol e calor na medida certa, além de uma ilha com bem menos gente. Tivemos um dia e meio para explorar Corfu e suas praias, alugando um carro, essa tarefa ficou fácil. Agora trago para vocês 5 praias em Corfu que visitamos e aprovamos, pela ordem de preferência:

Praia paradisíaca vizinha ao Canal d'Amour, em Curfu, Grécia

1 - Canal d’Amour | Não pensei que a praia mais famosa de Corfu fosse chamar a minha atenção. Na verdade, a praia em si é minúscula, no norte da ilha, encravada entre dois paredões lindos, mas que deixam a coloração turquesa da água meio leitosa por causa dos sedimentos argilosos. 

Canal d'Amour, a praia mais famosa de Corfu e cartão-postal da ilha

Aquele tom esmeralda que a gente respeita

Eu, só amor, porque tinha a praia só pra gente naquela hora

No entanto, vista de cima, o Canal do Amor e seus arredores, formam uma paisagem estonteante. Agora, se você quer dar uns mergulhos, desça a escada precária em frente ao restaurante Aquarius, se tiver espaço, se instale, se não, deixe suas coisas numa pedra, como fizemos, e deleite-se num mar transparente. A vantagem de viajar no final de setembro foi visível ao termos, por um bom tempo, um cartão-postal grego só pra gente. Maravilha!

2 - Ipsos Beach | Chegamos cedo à Ipsos Beach, o mar ainda estava com aquele aspecto de lagoa com uma névoa por cima, o comércio ainda acordava e sol, tentava engrenar. Paramos o carro sem dificuldade numa vaga ao longo do calçadão, quase no final da praia. Escolhemos um lugar para estender a canga e montar acampamento. Naquela manhã de sexta não nos pareceu que disputaríamos espaço na orla e estávamos certos. 

Ipsos Beach, em Corfu, arranca sorrisos sinceros

A tranquilidade das praias gregas em setembro



O sol engrenou, a água do mar Jônico se mostrou limpa e cristalina, as pessoas chegaram, mas mesmo assim, nada de superlotação. Os sets de guarda-sol + espreguiçadeiras, em alguns lugares já não estavam sendo cobrados e em outros, custavam de 5 a 7 euros. Lá pelas tantas, depois de muito sol e banho de mar, a fome bateu e resolvemos caminhar no calçadão, que oferece um sem fim de opções de bares, restaurantes, pub e mercadinhos. Escolhemos comer no Papagalos, um fast food grego bem gostoso, com pratos fartos e preços bons. A Ipsos Beach é uma praia bem completa – com toda infraestrutura de praia urbana, mas beleza de praia selvagem – e ficou sendo nossa queridinha em Corfu, tanto que foi a única que escolhemos para um repeteco no dia seguinte;

3 - Loggas Beach (Perouládes) | Apesar de não ser uma praia onde tomamos banho, a Loggas é a nossa recomendação para ver o pôr-do-sol em Corfu. A praia impressiona por seus grandes paredões de formação característica da porção norte da ilha, assim como vimos em Canal d’Amour. Como chegamos pelo alto, a vista fica simplesmente embasbacante. Os mais dispostos seguem a trilha e vão até embaixo, no nível da água, nós preferimos tomar um cappuccino gelado no 7th Heaven, bar/café bem localizado, na beira do penhasco. 

O paredão de Loggas/Perouládes ao norte de Corfu

Na Grécia, como os gregos: Café gelado de frente para o mar

A adrenalina fica por conta de uma plataforma projetada além dos limites do paredão, com piso transparente. E a emoção, fica a cargo do sol, que desce majestoso na imensidão do mar, tornando tudo dourado antes da escuridão;



4 - Platakia Beach | Tentamos chegar na praia Platakia na região oeste de Corfu, que nas minhas pesquisar prévias tinha aparecido como uma praia bonita da ilha. Chegamos lá no fim da tarde e era preciso vencer uma escadaria para chegar até a água, até fizemos isso, descendo pela escadaria da pequena Verderosa Beach, mas por causa da sua posição e o adiantado da hora, a luz já não era das melhores. 

Platakia Beach vista de cima

Agios Petros vista de dentro

Acabamos indo até a Agios Petros, na região do Aquario de Corfu, pois sabíamos que ali teria sol até às 19h, pelo menos. Demos uns mergulhos, mas por ser completamente rochosa, achamos meio desconfortável ficar dentro d’água, mas a praia tem estacionamento e infraestrutura e, em horário normal, me pareceu ser bem concorria, ainda que pequena;

5 - Agios Ioannis | Essa praia entrou na lista por ficar convenientemente perto do nosso hotel em Corfu, que oferecia quartos com vista para o mar, de onde vi um nascer do sol deslumbrante. Assim, como em quase todas as praias da ilha grega, é preciso vencer alguns degraus para chegarmos até a água. 

Toda de pedra: A pequena orla da praia do hotel

Esses sapatos próprios para banho de mar e/ou esportes aquáticos são fundamentais para algumas praias aqui da Europa

Vai por mim: Se puder, em Corfu, ou em qualquer ilha grega, pegue um quarto com vista para o mar

A praia que serve ao hotel também é pequena, mas é aberta ao público e tem jogos de guarda-sol e espreguiçadeiras, além de um serviço de bar. Por lá as rochas também estão no fundo do mar, mas são menores e atraem muitos peixes. As águas são claras e calmas, pela proximidade do hotel, mereceu estar nesse ranking.

Nas pesquisas antes da viagem vi que muita gente faz Corfu de base apenas para fazer um passeio de barco para outras ilhas por seus arredores, poucos se referiam às praias da ilha. Mas mesmo com pouco tempo, conseguimos conhecer algumas das belezas de Corfu, além de mergulhar em águas paradisíacas. Nos bastou um carro alugado, disposição e uma mochila preparada.


O que levar na mochila para curtir um dia de praia na Grécia?



Essa é a nossa segunda vez na Grécia e, para curtir as praias por lá (e em outros lugares da Europa), nossa mochila vai sempre recheada com:

  • Canga para sentar nas pedras/areia;
  • Óculos de Sol;
  • Chapéu;
  • Toalhas em microfibra que secam rápido;
  • Sapatos para andar nas pedras e tomar banho de mar;
  • Camisa com proteção UV;
  • Protetor solar com alto fator de proteção;
  • Água + Frutas + Lanches;

Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros


Get Your Guide
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

1 Comentários

  1. Lindas fotos.... Pretendo ir também em Setembro e espero curtir as praias de Corfu, assim como vc

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem