Trending

Verão | 05 praias na Europa para você botar no seu roteiro

A primavera e o outono na Europa são lindos e inegavelmente elas são as melhores épocas do ano para se visitar o velho continente. Temperaturas amenas, um festival de cores, seja pelo colorido das flores, seja pelo tom de vermelho que toma conta das folhas, sei que pode ser difícil convencê-lo a visitar a Europa em outro momento. Mas apostarei minhas fichas, alguns poderão até dizer que jogarei sujo, mas resolvi listar as 5 praias mais bonitas que conheci aqui, para assim, além de atualizar sua paleta de tons de azul e verde, quem sabe fazê-lo visitar a Europa no verão. Anota aí as praias mais bonitas da Europa (segundo minha humilde opinião):



 1 - Elafonisi - Creta - Grécia | Demorei um tempão a ir até a Grécia, mas quando fui, comecei a viagem pela ilha de Creta, terra onde surgiu a minha família e que guarda algumas das praias mais lindas que já vi. A primeira delas, Elafonisi, é conhecida por suas areias cor-de-rosa, águas rasas de tom azul bebê e um vento constante, transformando-a num point para quem quer praticar windsurf. Na verdade Elafonisi é uma ilha, mas a água fica tão rasinha que dá para atravessar a pé pelo banco de areia e chegar até à ilhota sem nenhum esforço. Até dia desses a Elafonisi era um segredo de Creta, até que foi apontada como uma das 25 melhores praias do mundo… Aí já viu! 




Dicas para visitar Elafonisi, em Creta: Elafonisi fica a 71km de Chania e a 209km de Heraklion, portanto vá preparado. Próximo à praia existe um estacionamento gratuito e a infraestrutura no geral é mínima. É possível alugar espreguiçadeiras, mas dependendo do horário que se chega, talvez já não tenha mais disponíveis. Minha dica é: Vá abastecido e monte seu acampamento em Elafonisi. Ah, na estrada até à praia não deixe de comprar mel e azeite de pequenos produtores locais, são os melhores souvenirs que você poderá levar de Creta.


2 - Cala S’Almonia - Mallorca - Espanha | Da Grécia embarcamos para Espanha, mais precisamente para as Ilhas Baleares, pois é lá que fica a Cala S’Almonia, uma pequena praia que pode passar despercebida para os visitantes que estão sedentos para chegar ao cartão-postal da ilha da Maiorca, a Cala d’es Moro. E eu entendo, você estacionou o carro longe, já desceu uma escadaria, ainda tem uma pequena trilha pela frente, mas, confie em mim, faça um detour e vá até a S’Almonia. Certamente ela estará mais tranquila que a vizinha e o visual, para mim, foi ainda mais hipnotizante. O mar ali parece uma grande piscina com vários tons de verde e azul. 




Dicas para visitar a Cala S’Almonia, na Mallorca: Para chegar até à praia é preciso algum preparo físico, uma vez que o estacionamento mais próximo fica a pouco menos de 2km. É preciso, ainda, vencer uma escadaria e seguir a parca sinalização sentido Cala d’es Moro. Não há infraestrutura nenhuma nessas praias, ou seja, você precisa ir prevenido com água, lanche, protetor solar e aqueles sapatinhos para poder entrar na água, pois nem faixa de areia a praia tem, saímos das pedras direto para água e descalço o percurso pode ser desconfortável. Mas, acredite em mim, o esforço é totalmente recompensado. 



3 - Ksamil - Saranda - Albânia | Conhecer esse pedaço do litoral da Albânia foi uma das grandes alegrias de 2018. Eu desconhecia totalmente que o país tinha uma praia tão linda. Mas era total ignorância minha, uma vez que a Grécia é vizinha e tem praias incríveis. Quando marcamos nossa passagem pela Albânia no fim do verão passado, descobri que Ksamil, a alguns quilômetros de Saranda - porto por onde desembarcamos vindos de Corfu -, é o lugar para quem quer sombra, água fresca e um mar embasbacante. Gostamos tanto dessa praia que fomos dois dias seguidos e seguimos viagem com um gostinho de quero mais. 




Dicas para visitar Ksamil, na Albânia: Dá para se chegar à região de Ksamil usando transporte público. Ao descer na primeira parada indicada no mapa, continue descendo a ladeira até quase chegar no mar. Antes disso, dobre a esquerda, você vai começar a subir de novo um elevado que contorna bares e restaurantes. Mais um pouco e você chegará ao Gustav Restaurant. É aí que você avistará o que eles chamam de Bora Bora Beach. Outros dizem que parece o Caribe… Eu acho que é Ksamil e ponto final. A espreguiçadeira custa uns 7 euros o dia e, se você consumir no restaurante, não paga para sentar no paraíso. 




4 - Brela - Makarska - Croácia | Eu sei que a Croácia tem uma infinidade de ilhas com praias surreais de tão bonitas, mas nessa nossa primeira vez no país, nós conhecemos apenas praias no continente e deixamos as ilhas para uma próxima oportunidade. Dito isso, quero dizer que me apaixonei perdidamente pela região de Brela e pelo Mar Adriático. Passamos pela Riviera da Makarska e escolhemos as imediações de Punta Rata para passar uma manhã, mas certamente poderia passar meses por ali. Apontada pela Forbes como uma das 10 praias mais bonitas do mundo, ao chegar na praia vi peixes saltando no mar de azul profundo e acho que foi amor à primeira vista.




Dicas para visitar Brela, na Croácia: Deixamos o carro nas imediações do BlueSun Hotel Maestral e caminhamos sentido Punta Rata, que não é uma praia de areia e sim de pedrinhas, o que faz com que os sapatos para entrar no mar sejam seus melhores amigos. A praia tem alguma infraestrutura, mas recomendo que você vá prevenido. Chegar cedo, na alta temporada, é mandatório para conseguir tanto estacionamento quanto um espacinho ao sol. 




5 - Falassarna Beach - Creta - Grécia | Prontos para retornar à Grécia? Voltamos direto para a praia Falassarna, considerada uma das mais bonitas de Creta. Me diga, se esse não é o melhor tipo de embate: Elafonisi X Falassarna. É a definição perfeita de tanto faz! Chegamos à Falassarna e de cara nos encantamos com a cor da água, que era verdinha, transparente, mesmo com o mar alto. Sair de dentro d’água vai se mostrar um sacrifício e tanto, prepare-se! 



Dica para visitar Falassarna, na Grécia: Paramos o carro no estacionamento da To Kyma Tavern, restaurante que aproveitamos para almoçar depois de muito banho de mar. Comemos os tradicionais bolinhos de abobrinha com feta, acompanhados de uma Mythos gelada. Recomendamos! A praia tem boa infraestrutura de barracas e espreguiçadeiras, mas nada o impede de montar seu acampamento nas redondezas. 

E aí, considerando visitar a Europa no verão? Espero que a gente se esbarre por aí!

Anota aí outras praias que amamos na Europa: Blue Lagoon, em Malta | As praias de Lanzarote também são imperdíveis | E Ses Salines, em Ibiza, que é super acessível de transporte público.


Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem