Trending

5 apps para baixar antes de viajar para o Japão

Para melhorar o aproveitamento do tempo numa viagem hoje em dia é praticamente indispensável o uso de aplicativos. Se ela for urbana então, nada mais útil do que usar mapas, simuladores de trajeto, GPS, entre outras facilidades tecnológicas disponíveis no celular para otimizar o nosso tempo.

No Japão não é diferente. E arrisco dizer que, sem uso da internet, uma viagem independente à Terra do Sol Nascente se tornaria bem desafiadora. Por isso, evite transtornos: use e abuse dos recursos disponíveis nos apps.

5 aplicativos para baixar antes de viajar para o Japão


Além de facilidades que são familiares pra nós, o Japão também disponibiliza outros serviços e informações que dizem respeito à sua segurança enquanto visita o país. Como sabemos, o arquipélago prepara constantemente a sua população para desastres naturais como terremotos, tufões, tsunamis, entre outros eventos. É de extrema importância para o turista saber como se comportar numa situação adversa, assim como ter acesso à informação atualizada e em um idioma que se compreenda.

Assim sendo, seguem os 5 aplicativos gratuitos que recomendamos baixar antes de viajar ao Japão:

1 | Hyperdia (iOS /Android)

Este aplicativo é não só útil como essencial para planejar as viagens de trem Shinkansen. Há vários filtros para busca sendo o filtro de "viajar com o JR Pass" um dos mais úteis.

O app retorna as opções de itinerário com todas as informações necessárias para você planejar seus trajetos de trem. Como andar de trem no Japão com o JR é extremamente flexível, você faz um plano e no dia você readapta se mudar de planos, por isso, usamos muito este app antes e durante a viagem. Quando você inicia o uso ele fala que fica grátis por 30 dias mas não chegamos a passar desse prazo para saber se de fato para de funcionar. Por segurança se você quiser navegar meses antes, você pode usar a versão web também: http://www.hyperdia.com/


2 | Tokyo Metro for tourists (iOS / Android

É um aplicativo para simular trajetos no sistema de metrô de Tóquio. Já falamos muito do metrô da capital japonesa aqui e o app ilustra bem algumas dicas descritas no post.


3 | Japan Official Travel App (iOS / Android)

App oficial do órgão de turismo do Japão, contém informações variadas sobre o turismo no país, atrações turísticas, aspectos culturais, simulação de rotas assim como serviços de notícias, previsão do tempo, avisos e alertas oficiais.

 

4 | Safety Tips (iOS / Android)

Aplicativo com serviço de notificação, mas também com dicas gerais e manuais de segurança sobre como se comportar em caso de adversidades no Japão. Pensado especialmente para turistas que, diferente da população do país, podem nunca ter recebido treinamento nem instruções para situações de emergência. Bom para estudar um pouco e serve não só para viajar pelo Japão como pra se instruir pra vida mesmo.


5 | Yurekuru Call (iOS / Android)

Um dos apps de avisos e alertas oficiais, onde você pode configurar a sua localização enquanto estiver no país e receber alertas e informações para a sua região. Pode parecer um pouco exagerado, mas receber esse tipo de informação e, principalmente, saber como agir numa situação de emergência é importantíssimo. Há também a possibilidade de configurar uma chamada de aviso para o aplicativo ao invés de apenas a notificação.


Além destes aplicativos, que são exclusivos do Japão, é quase obrigatório ter instalado o Google Maps – que também permite download de mapas offline –, que vai te ajudar na localização com o GPS, assim como na orientação de entradas e saídas de estações.

Google translator e a sua função de traduzir online uma imagem usando a câmera, assim como a tradução através de voz pode quebrar um tremendo galho.

Se você quiser ir se inteirando das notícias pelo país antes e durante sua viagem, o app NHK WORLD-JAPAN traz conteúdo em tempo real em vários idiomas. NHK é um dos maiores canais de TV do país.

 


Bônus: Wi-fi no Japão

E como ter pacote de dados, ou seja, internet no celular enquanto se viaja pelo Japão? Bom, há várias formas. Uma delas é a mais econômica – e também desafiadora –, que seria consumir apenas Wi-fi de estabelecimentos. A mais confortável, no entanto, é adquirir um SIM Card (chip) que normalmente contém apenas pacote de dados e é vendido exclusivamente para turistas. Um chip desses serve para conectar um telefone individualmente e é vendido por quantidade de dados e prazo. Por exemplo, 3Gb válidos por 15 dias. Pode ser comprado fora do Japão e recebido em casa, pode ser comprado antes e recolhido no aeroporto assim que chegar (foi o que fizemos) ou mesmo adquirir um na chegada.



Existe também o produto aluguel de mini roteador, que é mais vantajoso para grupos a partir de 3 pessoas ou para casais que consomem muitos dados. Veja um exemplo nesse link.



Quer viajar para o Japão agora mesmo, sem sair de casa? Ou está planejando uma viagem para o Japão? Garanta agora a nossa revista digital sobre o país.





Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Alugue o carro da sua viagem online

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem