Trending

Usando a sala vip da TAP no aeroporto de Lisboa

Publicado em 18 de janeiro de 2022 / Atualizado em abril de 2023

Como falei no texto da resenha de voo na business class da TAP Air Portugal, esse tipo de bilhete dá direito a entrada na Sala Vip da companhia aérea no aeroporto de Lisboa. Na verdade, dá entrada aos lounges nos aeroportos pelos quais o passageiro vai passar durante a viagem, caso o aeroporto tenha o espaço disponível, claro. Na ocasião dessa viagem, nós entramos no lounge da Lufthansa – companhia parceira da TAP – no aeroporto de Frankfurt na ida, e na volta, visitamos o TAP Premium Lounge, no aeroporto de Lisboa. 

Esperando o voo com mais conforto e espaço no lounge do aeroporto internacional de Malta

Os lounges do aeroporto de Lisboa ficando andar superior do Terminal 1

Na espreguiçadeira da Sala Vip do aeroporto Madrid Barajas

A TAP, em parceria com outras empresas aéreas, tem cerca de 60 lounges espalhados pelo mundo. Dá para pesquisar on-line onde ficam as salas parceiras. Algumas delas, por causa da pandemia de COVID-19, poderão se encontrar fechadas por tempo indeterminado ou com regras de visitação alteradas. 


Não tivemos problemas para visitar nenhum dos dois lounges, no da Lufthansa foi pedido o certificado de vacinação. No da TAP, como estávamos circulando com a pulseira da documentação verificada (teste negativo e esquema vacinal completo) entramos direto. 

TAP Premium Lounge Lisboa em 2018


Visitando o lounge premium da TAP na pandemia

Em comparação com a primeira vez que fui, pude observar que o lounge adotou o uso de talheres descartáveis, que as mesas eram higienizadas entre cada passageiro e o uso de máscara em todos os ambientes é obrigatório. No site do TAP Premium Lounge eles citam as medidas implementadas durante a pandemia, são elas: 

  • Sistema de contagem automática à entrada da sala para informar os clientes sobre a taxa de ocupação; 
  • Instalação de separadores de acrílico na recepção, bar e buffets
  • Lugares sentados organizados de forma a garantir a segurança dos passageiros; 
  • Disponibilização, em várias zonas do lounge, de dispensers de álcool gel desinfetante; 
  • Leitura física substituída por leitura digital; 
  • Utilização obrigatória de máscara e luvas pelo staff
  • Limpeza e desinfecção do espaço reforçadas.
Já os serviços de ducha e o acesso a computadores e impressoras estão temporariamente indisponíveis.


TAP Premium Lounge em 2021, na pandemia de COVID-19
 
De resto, o serviço segue o mesmo. O buffet com opções de refeições quentes e frias que são oferecidas de acordo com o horário (café da manhã, almoço ou jantar), lanches, águas, cafés, sucos, refrigerantes, vinhos, cervejas e, pra mim, a cereja do bolo do lounge da TAP em Lisboa, fica por conta do Pastel de Nata quentinho servido a qualquer hora do dia. Atualização em abril de 2023: os pastéis de nata do lounge premium da TAP no aeroporto de Lisboa diminuíram de tamanho, agora são pequenos. Uma nova fornada sai a cada meia hora.  


Pastel de Nata delicioso servido na sala vip da TAP no aeroporto de Lisboa

Quem tem direito a entrar nas Salas Vip da TAP? 

Clientes que voam na Classe Executiva, clientes com estatutos TAP Miles&Go Silver, TAP Miles&Go Gold ou Star Alliance Gold e clientes com cartões TAP Corporate Top ou TAP Platinum Visa, têm acesso liberado nos lounges da TAP em Portugal e no mundo. Também é possível comprar o acesso caso sua passagem ou seu status do cartão não contemplem a visita à sala vip. Nesse caso, a entrada custa cerca de 20 euros (25 euros verificado em em abril de 2023)  por pessoa e a compra pode ser feita direto no site, na área do passageiro. 


Vale a pena pagar para entrar em um lounge no aeroporto? 

Antes de voar em Classe Executiva eu já tinha um cartão de crédito que fazia parte do LoungeKey, um programada Mastercard que permite a compra do acesso a mais de 1.000 salas vip no mundo. Por isso eu já conhecia alguns lounges, como o do aeroporto de Madrid, de Malta, de Marrakech e de Colônia-Bonn, por exemplo. 

Aguardando o voo para Frankfurt em Lisboa


Cafés e doces na sala vip do aeroporto de Marrakech

Sopas, vinhos, pães e frios são servidos no lounge do aeroporto de Colônia/Bonn, na Alemanha

Hora do almoço na sala vip do aeroporto de Madrid Barajas

E, na minha opinião, se você vai ter um tempo longo de espera no aeroporto – geralmente a permanência é de 3 a 4 horas nas salas vip – e pode pagar cerca de 25 dólares, vale a pena utilizar esses espaços. Principalmente agora, em tempos de pandemia, onde o distanciamento social é fortemente recomendado. É um ganho de espaço e conforto que vale o dinheiro.




Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

8 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Vou viajar para Valência, Espanha com conexão de 9hs em Lisboa. Minha passagem é econômica, mas vou viajar com esposa, filha e filho bebê. Então vou comprar a entrada pro lounge em Lisboa, mas fiquei na dúvida se eata aberto e qual o tempo máximo pra aguardar no lounge. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, a sala vip do aeroporto de Lisboa encontra-se em funcionamento diariamente entre as 5 da manhã e meia noite. Procurei no site mas não encontrei o tempo de permanência, normalmente é de 4 horas, como falei no texto. Espero ter ajudado!

      Excluir
  2. Bom dia, gostaria de saber se tem banheiros com chuveiros na sala.

    ResponderExcluir
  3. onde compra com antecedencia esse acesso ao lounge key da TAP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para usar a sala vip da TAP é preciso ter uma passagem com a cia aérea e aí, na área do passageiro no site, você pode fazer a compra com antecedência do seu passe para o lounge.

      Excluir
  4. Eu vou viajar de fortaleza para Roma, o primeiro trecho está na executiva . Chegando em Lisboa tenho o direito a ficar na sala VIP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu acredito que não. Nessa configuração de passagem você tem direito a usar a Sala Vip do aeroporto em Fortaleza. No entanto, é possível comprar o acesso ao lounge da TAP em Lisboa direto no site, na área do passageiro.

      Excluir
  5. Olá
    Vou viajar em agosto para Amsterdam terei uma conexão de 4h em Lisboa.
    Tenho cartão Mastercard Black.
    Sabe se tenho direito a sala vip do aeroporto de Lisboa?
    Mais uma coisa nunca fui numa sala vip, tenho que pagar o que eu consumir?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem