Trending

Comida de Rua em Colônia

Aproveitei que fui até Colônia no fim de semana passado para ver um show de Emicida no C/O Pop Festival e conheci o Street Food Festival, o primeiro festival de comida de rua da Alemanha. 

A ideia de fazer esse evento surgiu depois que seus criadores viajaram à Ásia e se depararam com a quantidade e variedade de street food na região. Realmente, viagens ao continente asiático são inspiradoras… Voltando os olhos para a Alemanha, eles perceberam que faltava muito dessa diversidade gastronômica por aqui e resolveram arriscar e juntar uma galera com fome de inovação. Foi assim que surgiu, em 2014, o Street Food Festival. No rastro dele – para minha sorte e dos cerca de 10 milhões de estrangeiros que vivem no aqui na Alemanha –, agora temos vários outros eventos gastronômicos rolando pelo país inteiro, como é o caso do nosso queridinho, o Lateinamerikanisches Wochenende


Hoje, 10 anos depois, o Street Food Festival virou um evento itinerante que passa por várias cidades além de Köln. Koblenz, Bonn, Heidelberg, Frankfurt e Bremenhaven são algumas que receberão o festival esse ano, mas ao todo 25 cidades alemãs já provaram as delícias desse evento. As bancas de comida sempre variam e nessa caminhada já trabalharam no festival cerca de 600 fornecedores das mais diferentes cozinhas. No site do Street Food Festival eles divulgam com antecedência cada especialidade que será oferecida em cada destino. Por exemplo, no próximo, que ocorrerá em Koblenz, serão 28 estandes vendendo desde hambúrguer, passando por café colombiano, tacos mexicanos, comida peruana, israelense, asiática, e até o nosso crepe no palito. 

Obviamente que o tamanho da festa varia de acordo com a cidade e em Colônia nós nos deparamos com uma festa grande, a quantidade de barraquinhas e a variedade do que era servido nos surpreendeu. Para entrar no festival é preciso pagar uma taxa simbólica de 3,50 euros. Sem dúvidas é a passagem mais barata que você vai pagar para viajar instantaneamente para outros países sem deixar a Alemanha. 




Começamos tomando uma Caipirinha e um Mojito (8 euros cada) enquanto passeávamos pelos stands. O Street Food Festival de Colônia acontece em Ehrenfeld, num galpão grande e na sua área externa, várias mesas comunais são espalhadas por toda parte. Na área coberta fica parecendo uma grande praça de alimentação. Tem dj colocando um som, tanto fora quanto dentro, o que deixa tudo mais animado e festivo. 

Comida afro-caribenha em Colônia

Depois de olhar todas as barracas, e tomar nossos drinks, foi impossível ignorar o cheiro do churrasco da banca de comida afro-caribenha. Por 10 euros, comemos um prato delicioso com churrasco de frango, arroz amarelo, um molho apimentado com feijão fradinho, um bolinho jamaicano frito, finalizado com coco ralado e molho de pimenta. 10/10. Ainda com fome, provamos duas empanadas argentinas (3,50 euros cada), uma de carne e outra de frango, gostosas, mas não impressionaram. Para finalizar, pedimos 3 tacos por 10 euros em um dos 3 stands que estavam servindo a iguaria mexicana. Um de cada sabor, tudo fresquinho, feito na hora, coroado com coentro e uma porcão generosa do molho de pimenta da casa. Bingo! Adoramos! 

Empanadas argentinas por 3.50 euros cada

Tacos mexicanos fresquinhos com coentro e bastante pimenta

Sempre me deixa muito feliz provar comida cheia de sabor e personalidade estando na Alemanha. Para nós, imigrantes, sobretudo os latinos, até pouquíssimo tempo era difícil encontrar ingredientes básicos da nossa cozinha por aqui. Torço para que cada vez mais iniciativas como essas ganhem as ruas da Alemanha e todo mundo tenha a oportunidade de conhecer as delícias (e não só as dores) de ter raízes em outras partes do mundo. 

Anota aí as próximas datas e locais do Street Food Festival 2023:

📌 05. – 07. Maio 2023 | Koblenz

📌 13. & 14. Maio 2023 | Heidelberg

📌 20. – 21. Maio 2023 | Kaiserslautern

📌 27. – 29. Maio 2023 | Bonn

📌 08. – 11. Junho 2023 | Köln

📌 04. – 06. Agosto 2023 | Frankfurt

📌 16. – 20. Agosto 2023 | Bremerhaven

📌 15. – 17. Setembror 2023 | Bonn

📌 22. – 24. Setembro 2023 | Köln

📌 29. Setembro – 01. Outubro 2023 | Duisburg

📌 06. – 08. Outubro 2023 | Osnabrück

👉 Para mais informações visite o site do Street Food Festival, que a essa altura do campeonato, já deveria ter uma versão em inglês também. 



👉 Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

👉 Alugue o carro da sua viagem online

👉 Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

👉 Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem