Trending

5 coisas para fazer em Zurique nesse verão

O longo e pesado inverno europeu já foi embora e enfim chegamos à primavera. É hora de programar uns rolês ao ar livre – rever paisagens agora sem neve e camadas de roupas –, e Zurique é um pitéu no verão, sabia? 


A cidade é tão legal que nós a visitamos duas vezes num mesmo verão, em 2021. Nas duas ocasiões fizemos praticamente as mesmas coisas porque em time que tá ganhando não se mexe, não é mesmo? E para quem acha que Zurique é um destino caro (e é mesmo!) eu provo que dá para aproveitar a cidade gastando pouco ou quase nada. Vem comigo que nesse roteirinho eu dou dicas de verão em Zurique para todos os bolsos. 

1️⃣ Passar o dia no Zürichsee 

Quem me acompanha por aqui ou pelo insta (@raphanomundo) sabe que a gente é chegado num lago, né? Descobrimos a magia dos lagos da Alemanha por causa da pandemia, que nos fez olhar para as redondezas da nossa casa quando o assunto foi viagem. E em 2021 a ideia quando fomos a Zurique, mesmo já vacinados, era dar uns mergulhos no Zürichsee. Em 2011 a gente fez uma conexão longa no aeroporto de Zurique, também no verão, e a nossa opção para passar o tempo foi pegar um barco e passear pelo lago. Me lembro que o calor era tão grande que eu ficava pensando como seria dar uns mergulhos naquelas águas límpidas. Pois bem, 10 anos depois eu descobri que é uma delícia. A gente escolheu a Strandbad Mythenquai (em 2023 a temporada começa dia 14 de maio e vai até setembro), que dá pra chegar de carro porque tem estacionamento na frente, ou de transporte público, já que a praia fica entre duas estações de tram.


👉 Leia também: Onde se hospedar em Zurique 👈

 

Para entrar na praia e usufruir das facilidades do bad (banheiro, espreguiçadeiras, chuveiros, salva-vidas, plataformas de salto) custa 8 francos suíços por pessoa. Dá pra passar o dia todo por lá, levar lanche, canga, fazer aquela farofinha. Se não quiser levar nada, o strandbad conta com lanchonete. Nesse visita você vai descobrir que o suíço só entra no lago para nadar por quilômetros e que é raro ver um adulto apenas dando um mergulho, jiboiando. No site oficial da praia, eles disponibilizam no número de visitantes do lugar e a temperatura da água que, por exemplo, hoje, tá 5 graus hahahahah... 


2️⃣ Tomar banho no rio que corta Zurique 

Mas se você não quiser gastar 8 francos suíços porque só queria dar um mergulhinho para aplacar o calor do verão em Zurique e seguir para outra atividade, siga para o Flussbad Unterer Letten (aberto apenas durante a temporada entre maio e setembro). Tudo bem, não vai ser um banho de lago, aqui você toma banho no rio Limmat, mas o rio é limpo como o Zürichsee – em dias de sol a cor da água é de um verde estonteante. E o melhor, a entrada é gratuita. O lugar é bem pitoresco, às margens do rio há uma construção de madeira onde ficam os lockers, banheiros e trocadores, é só chegar, usar uma moeda de 2 francos suíços de depósito para utilizar um dos lockers, guardar suas coisas e cair na água. 



A dinâmica é super curiosa, há uma parte do rio com uma correnteza forte e ela é cercada por uma grade, as pessoas pulam numa ponta e são levadas pela correnteza por uns 100 metros, onde está a grade de proteção. Tem salva-vidas e nos dias de sol é tudo muito disputado, nas fotos percebe-se que não se tem muito espaço por lá. Eu nunca me joguei no percurso todo, mas dá pra descer numa escada lateral (dá pra ver as escadadas na foto acima) e seguir com a correnteza até a próxima escada. Enfim, explicando talvez você não entenda, só indo lá. Mas garanto que é uma experiência divertida e refrescante em Zurique. 

Algumas curiosidades: esse é o Flussbad (banho de rio) mais antigo de Zurique. Inaugurado em 1909, inicialmente ele foi feito para uso exclusivo dos homens, mas em 1927 as mulheres passaram a poder se banhar por lá também. 



3️⃣  Caçar Street Art nas ruas de Zurique 

Como toda cidade de cena urbana forte, Zurique também tem seus concretos coloridos pelos mais variados traços de artistas de rua. Até o dia engrenar e ter sol suficiente para a gente ir curtir lago e rio, andamos pelas ruas da cidade atrás de uns murais. Claro que, por estar na rua, essas artes podem já ter desaparecido, então o que eu vi em 2021 talvez não esteja mais lá nesse verão. Mas compartilho com vocês os endereços onde estavam algumas das mais icônicas street arts da metrópole suíça. 


 📍Limmatstrasse 291 📍 Bucheggstrasse 93  📍 Schaffhauserstrasse 41  📍  Zollstrasse 80 (nesse endereço tem vários grafites)  📍 Rötelstrasse 96  📍 Brauerstrasse 126 


❗️Reforço aqui que Street Art é uma expressão dinâmica e em constante mutação, por isso as artes que estão nessa publicação podem não estar da mesma forma no momento da sua visita. Por isso, indico aqui o site Street Art Cities pra você descobrir quais artes ver e onde elas estão. 



4️⃣ Visitar a China sem sair de Zurique 

Caminhando pela calçadão ao longo do Zürichsee você vai chegar ao Chinagarten, o jardim chinês de Zurique. Esse jardim foi um presente da China, mais precisamente da cidade de Kunming, à metrópole suíça pela ajuda técnica e científica na expansão e abastecimento de água potável da cidade. Inaugurado em 1994, o jardim tem todos os elementos que caracterizam um verdadeiro jardim chinês, pedras, lago, ponte, peixes, bambus, pinheiros, além da tranquilidade. É uma verdadeira viagem instantânea à China. E o melhor, de graça. O Chinagarten fica aberto todos os dias durante todo o ano a partir das 11 da manhã. 


👉 Leia também: Passeio de barco em Zurique 👈

5️⃣ Comer comida mexicana ao ar livre 

E já que todas as dicas acima foram baratas ou gratuitas, na hora de repor as energias a gente não economizou. Aproveitamos que Zurique tem uma cena gastronômica vibrante e nos jogamos mas cozinhas que não encontramos com facilidade (ou de qualidade) aqui na Alemanha. Escolhemos visitar o La Taquería, um restaurante autêntico mexicano em Zurique. Gostamos tanto que visitamos a casa nas duas vezes que fomos à cidade nesse verão e, ainda hoje, lembramos com carinho e água na boca dessas visitas. Conhecemos a simpática filial que fica em Altstetten e, por lá, se você é fluente no espanhol, pode deixar o alemão da porta pra fora. 



Começamos a brincadeira com uma margarita de hibiscos (CHF 14.90) e para provar, um taco de cada (CHF 6.90) do cardápio. Os vencedores são o de carnitas (com uma carne de porco superbem temperada) e o de pescado. Os molhos da casa dão um toque especial. Eles têm uns sabores exóticos no menu como chapulines (insetos… chapolin colorado, lembra?) e língua de boi (sazonal). Já os “platos” são bem servidos e vêm com três tortilhas de acompanhamento pra você comer como tacos (a partir de CHF 21.90). Para fechar, não conseguimos nos decidir e pedimos as sobremesas clássicas do menu: tres leches y churros (CHF 7,90 cada). Ambas impecáveis. O preço não é dos mais baratos, mas vale CADA CENTAVO. A comida é gostosa, autêntica e o ambiente é ótimo. Deu vontade? Então sugiro que você reserve mesa com antecedência y ¡Provecho!.



👉 Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

👉 Alugue o carro da sua viagem online

👉 Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

👉
 Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem