Trending

Para começar o dia: brunch turco em Stuttgart

Se você me acompanha por aqui há algum tempo sabe que eu sou chegada num café da manhã, seja de hotel, seja em uma padaria ou num restaurante dedicado à primeira refeição do dia, o fato é que café da manhã é tema recorrente nesse blog. Com a chegada das temperaturas amenas da primavera, a gente vai ficando mais disposto a sair de casa e explorar novos lugares que estavam pendentes na lista que vamos criando ao longo do inverno. 

Foi num desses dias de inverno que topei com o vídeo do Cinematic Food Guide, que veio aqui em Stuttgart e fez um passeio gastronômico pela cidade. Geralmente fico com pé atrás com esses conteúdos feitos hoje em dia, pois alguns influenciadores não parecem ter compromisso com nada, só com dinheiro – não me entenda mal, não digo que é o caso específico desse, mas uma percepção geral. Mas assisti ao vídeo e, para minha surpresa, já conhecia uma parte dos lugares visitados, mas fiquei curiosa para visitar uns outros 2 ou 3. 



O bona’me foi um deles. Restaurante de especialidades curdo-turca com um sistema de atendimento diferenciado, que abriu suas portas em Stuttgart em 2021. No caso, as casas do bona’me trabalham com o autoatendimento, onde os clientes fazem os pedidos em totens eletrônicos e recebem aqueles dispositivos digitais que avisam quando o pedido está pronto para ser retirado no balcão, sabe? Tudo isso num ambiente super bem decorado, descontraído e com música de fundo. 

Se você tá acostumado a frequentar restaurantes aqui na Alemanha, vai entender que, às vezes, é melhor você ter um autoatendimento do que ser atendido por um garçom mal-humorado e que bufa na sua cara se você chega sem reserva prévia, sobretudo nos restaurantes tipicamente alemães. Então, nesse caso, não é problema algum essa mecânica de atendimento, eu acho até melhor que seja assim. 


Nós já visitamos a casa duas vezes, na primeira, para um almoço tardio (sim, o bona’me tem serviço contínuo e isso salva quem não vive sob os horários tradicionais no fim de semana), e a segunda vez, para um brunch num sábado friozinho, mas ensolarado. E foi essa última visita que fisgou a gente de vez. 

De cara, eu pedi um Diba û Simit (10,90), uma rosca turca recheada com avocado, ovos mexidos, tomates frescos e sucuk (uma linguiça típica da Turquia bem condimentada). O marido foi de Sucuk Burger (10,90), um pão macio recheado com queijo de cabra, molho da casa, sucuk, claro, e acompanhado de Manti (um tipo de pastelzinho de massa típico turco). Achando que não seria suficiente, adicionamos um ovo mexido com sucuk, o Sucuk Yumurta (6,90). Para bebericar, tomei um latte macchiato (3,60) e o marido pediu um belíssimo chá fresco de menta (3,90)). 

Simit, esse pão turco redondo, que parece um bagel, coberto com gergelim


Sucuk Burger e Manti, os pasteizinhos turcos

Os pedidos saíram em 15 minutos, no máximo. Como já esperávamos, eles vieram bem apresentados, mas nos surpreendemos com os extras. A panelinha de ovo mexido vem numa bandeja com várias coisas, destaque para a pastinha de queijo branco e páprica, a manteiga mergulhada no mel e na pasta doce de gergelim, quanto sabor num café da manhã! Além disso vem queijo branco, tomate e pimentão, pão quentinho feito na casa, azeitonas, uma fartura só, daquelas que nos transportam diretamente para uma casa cheia de gente afetuosa, seja no Recife, seja na Turquia. A palavra bona’me vem do curdo e significa “nossa casa” e, certamente, somos muito bem-vindos nessa. 

📌 Dica da Rapha: Caso você tenha se animado para conhecer esse restaurante em Stuttgart, mas não no café da manhã, sugiro que prove o Nan û Köfte, um prato que vem com uma cafta muito bem feita e bem temperada, vegetais grelhados, sucuk, tâmaras, servidos em cima de um pão típico bem fininho. Vai por mim, de-li-ci-o-so! 



Mesa farta no bona'me Stuttgart

❗ Em tempo: O bona’me é um restaurante presente em várias cidades da Alemanha e você pode encontrá-lo em Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Hannover, Köln (3 filiais), Münster e Stuttgart. Não sei se trabalham com autoatendimento em todas elas, mas vale a pena a visita de qualquer jeito. Ah, e a casa não trabalha com reservas. O horário de funcionamento varia de filial para filial, a de Stuttgart funciona de segunda a quinta das 11h às 22:30, sextas das 11h às 23h, sábados e domingos das 10h às 23h, 



👉 Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

👉 Alugue o carro da sua viagem online

👉 Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

👉 Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros

Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem