Trending

Experiência | Voando SAS - Scandinavian Airlines

Faz tempo que não compartilhamos uma resenha do voo por aqui, não é mesmo? Ultimamente temos viajado com as companhias aéreas de sempre, TAP em voos para o Brasil e lowcosts – cias aéreas de baixo custo, como Norwegian, Ryanair e Easyjet –, sobretudo. Mas no fim do ano passado, nós tivemos a oportunidade de voar três vezes com a Scandinavian Airlines, a SAS. A empresa, que tem hubs na Suécia, Noruega e Dinamarca – e faz parte da Star Alliance –, voa para 123 destinos e mantém uma frequência de dois voos semanais a partir de Stuttgart com destino à capital Sueca.

Voando SAS: Pouso durante o pôr do sol em Estocolmo

Por dentro do Boeing 737 que fez o voo Stuttgart - Estocolmo

A aeronave já tinha boas horas de voo

Embarcamos no Boeing 737 pontualmente para fazer o trecho STR - ARN, viagem que durou pouco menos de 2 horas. A recepção dos comissários de bordo foi bem cordial, condizente com a educação dos escandinavos. O voo não estava muito cheio, portanto o processo todo foi feito de forma eficiente e ágil. Com o voo já em curso, foi iniciado o enxuto serviço de bordo. Itens à venda, como sanduíches, outros snacks e bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão no menu. De cortesia: água, chá e café. A revista da SAS, Scandinavian Traveller, é um ótimo passatempo para a viagem, tem uma diagramação bonita e assuntos interessantes, a leitura flui bem e ajuda na sensação de brevidade do voo, que se desenvolveu tranquilamente até o pouso.

Serviço de bordo resumido da SAS: Chá de cortesia e revista como entretenimento

Embarcados no voo SAS prestes a decolar do aeroporto de Stuttgart

Como ir do Aeroporto Arlanda para o centro de Estocolmo

Desembarcando em Arlanda, aeroporto de Estocolmo, já sabíamos de antemão que tínhamos duas opções de transporte para o centro: O trem expresso e o ônibus estilo executivo, ambas, para quem viaja com o orçamento apertado, podem parecer bem salgadas. Testamos as duas para poder dizer com segurança qual a melhor. Saímos do aeroporto utilizando o ônibus Flygbussarna, que custa 99 SEK por pessoa o trecho e tem partidas programadas a cada 10 minutos nos dois sentidos, tanto aeroporto - centro, quanto centro - aeroporto. Compramos o ticket na máquina que está fora do terminal e apresentamos ao motorista na entrada. Esse ônibus tem algumas paradas programadas, mas o destino final é a estação central de Estocolmo. A viagem dura cerca de 45 minutos – dependendo do trânsito – e o ônibus é equipado com wifi.

A bordo do Flygbussarna deixando o aeroporto de Estocolmo rumo ao centro da cidade

Desembarque no ponto final, a estação central da capital sueca

Depois de curtir nossas 24 horas em Estocolmo, voltamos para a mesma estação central, de onde partem os trens Arlanda Express, que ligam o centro ao aeroporto da cidade em apenas rápidos e confortáveis 20 minutos de viagem. Sim, há uma boa diferença entre os dois transportes, mas ir de trem até o aeroporto da capital sueca tem um preço: 295 SEK por pessoa o trecho. Comprando com 7 dias ou mais de antecedência pela internet (early bird), esse valor cai para 195 SEK. Para os dias entre quinta e domingo há uma promoção onde duas pessoas (ou mais) viajam por um valor mais módico. Dá para conferir todas as tarifas nesse link.

Entrada especial para quem vai pegar o Arlanda Express (trem para o aeroporto) em Estocolmo

A viagem entre o centro de Estocolmo e o aeroporto dura apenas 20 minutos no trem expresso

O fato é que para nós os dois serviços funcionaram muito bem, de forma muito confortável. Acho que cabe apenas a você, dentro da sua programação e orçamento, decidir o que funciona melhor para a sua viagem. 

Voando SAS entre a Suécia e a Noruega

Também voamos de Estocolmo para Tromsø, no norte da Noruega e o voo seguiu os moldes do primeiro, pontual e organizado. Na Noruega nossa programação foi ver mais uma vez a Aurora Boreal e fazer observação de baleias no Ártico. Deixamos Tromsø com destino a Oslo voando com a Norwegian, companhia aérea de baixo custo que em breve começará a operar no Brasil, novidade sobre a qual já falamos ano passado.

Organize a sua viagem com o Raphanomundo


Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem