Trending

Onde achar requeijão na Alemanha

Já dei aqui algumas dicas para você, brasileiro, que está morando aqui na Alemanha há pouco tempo, ou passando uma longa temporada no país, matar a saudade da cozinha brasileira em terras germânicas. Aqui tem receita da minha feijoada fake feita com ingredientes alemães e que não deixa nada a desejar à feijuca brasileira. Também conto nesse post onde você pode comprar coentro, macaxeira, batata doce, coco e seus derivados, ingredientes bem presentes na cozinha nordestina, aqui na Alemanha. 


O creme de queijo Puck passado num pão na chapa

No entanto, sei que nem todo mundo manja dos paranauê da cozinha, mas sente falta de alguns sabores e produtos que a gente compra pronto, como é o caso de doce de leite, goiabada e paçcoquinha, por exemplo. Aqui em Stuttgart tem um mercado latino que vende alguns alguns produtos brasileiros e é uma salvação pra gente. Ainda assim, tem alguns produtos que não achamos de jeito nenhum aqui no país, como é o caso do Catupiry®. Não existe na Alemanha. E não existe substituto, todo mundo que conhece o gosto do Catupiry® de verdade, sabe quando tá comendo uma versão genérica da coisa. É triste. 

Mas no caso do requeijão comum, esse sim, tem substituto que fala alemão e um outro que fala árabe, eu acho. Em 2021, cinco anos depois de ter chegado aqui na Alemanha de forma definitiva e, consequentemente, sentir falta de um requeijãozinho para passar nos pães maravilhosos que temos aqui (e usar muito cream cheese pensando “isso não é requeijão”), descobri o Milkana. Sempre via uma embalagem azul escrita Sahne fora da geladeira nos supermercados daqui, mas nunca me arrisquei a comprar, não botava fé, até que um dia comprei e me deparei com um substituto 1 pra 1 do nosso requeijão comum do Brasil. Foi tão feliz essa descoberta! Nunca mais deixamos de comprar o creme de queijo alemão. Esse Schmelzkäse (queijo derretido, em tradução literal) ainda é oferecido nas versões laktosefrei (sem lactose) e leicht (leve). Sem contar os outros sabores (ervas, salame, gouda...), mas já adianto que, se buscamos o sabor tradicional do requeijão, os melhores são esses três (original, sem lactose e light). 

Milkana, o nosso substituto do requeijão aqui na Alemanha


Consistência do Milkana Sahne

Já a outra opção, o Puck, eu sabia que existia, mas nunca tinha achado pra comprar nos mercados regulares aqui da Alemanha, até que começamos a frequentar um mercado turco e ontem compramos um vidro (sim, ele vem num copinho de vidro) para provar. E não é que esse creme de queijo também foi uma grata surpresa? Ele é menos consistente que o Milkana, me lembra bem um requeijão tipo Poços de Caldas – ainda existe essa marca no Brasil? – , só que um pouquinho mais salgado. Fui atrás da história do Puck pra saber de onde vem a marca e, para minha surpresa, ele é um produto criado aqui na Alemanha pensado para o mercado do Oriente Médio. Passada. Hoje a marca é enorme e muito querida pelas pessoas dessa região do mundo e, a partir de ontem, aqui em casa também.

Requeijão que vem no copinho de vidro: tem na Alemanha

Consistência do creme de queijo Puck

O bom dessa minha jornada pelo mundo dos requeijões foi descobrir que praticamente no mundo todo existe um opção ultraprocessada de creme de queijo para colocar no pão que a gente ama. E aqui na Alemanha não é diferente, tem requeijão, sim.



👉 Reserve passeios e transfers pelo mundo com conforto e segurança

👉 Alugue o carro da sua viagem online

👉Reserve sua hospedagem com cancelamento grátis

👉 Contrate seu Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19 e divida em até 12x sem juros
Rapha Aretakis

Viajante e sonhadora em tempo integral. Edito, escrevo e fotografo para o Raphanomundo desde 2010. Nascida no Recife, criada para o mundo, vivendo na Alemanha.

1 Comentários

  1. Oi Rapha! Eu como boa brasileira também amo requeijão, e acho que o ja! Schmelzkäsezubereitung "Sahnig" é ainda melhor que o da Milkana. A consistência do da Milkana é mais durinha, parece que leva gelatina, enquanto o da ja! derrete na boca. Fica aí a dica!

    Um abraço,
    Isabella

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem